São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival Minuteen tem filmes de "cineastas" de até 14 anos

Evento promove duas sessões e entrega prêmios amanhã

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Os melhores trabalhos do Festival Minuteen de 1997 serão exibidos amanhã, no Cinesesc. Na primeira sessão, haverá ainda a entrega dos prêmios. Os três melhores vídeos de um minuto receberão um troféu e R$ 1.000.
Cerca de 250 trabalhos foram inscritos por crianças de até 14 anos no festival deste ano. Destes, 48 foram selecionados como finalistas pelo júri, formado pela atriz e diretora Lígia Cortez, a atriz Rosi Campos e o cartunista Laerte.
O humor é uma característica quase unânime entre os classificados. Às vezes, ele vem de reproduções de piadas, como fez Herbert Christian Follman, que concorre com três filmes. Em "Era uma Vez: Uvas", ele adapta a piada de tomates esmagados na rua, substituindo-os por uvas.
Existem ainda outros recordistas na participação, como Francisco Rocha Davo e grupo, com "O Mago" e "Massinha", e Maíra Tavares Mendes e Mariana Tavares, com "O Aspirador de Burrice" e "Pensamentos". Já Gustavo Martins e grupo apostam no típico humor adolescente em "Como Fazer um Filme", "A Viagem da Comida" e "Vida de Pênis".
Em outros casos, as crianças inspiram-se em fatos do cotidiano, como aulas -em "Aula de Ingrêis, Procêis", de Bruno Eduardo de Araújo Odorizi e seu grupo- e noticiários, que os realizadores mirins gostam de reproduzir. É o caso de "Jornal do Tempo", em que Felipe Botelho cria "entrevistas" com Napoleão e Cleópatra, e "Jornal Malucal", de Aline S.B. da Fonseca e grupo. Ou ainda preocupam-se em passar mensagens, como "Não Beba Antes de Dirigir", de Lucas G. Pepino e grupo.

O quê: Festival Minuteen 1997 (exibição da mostra competitiva e entrega dos prêmios)
Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 011/282-0213)
Quando: amanhã, às 11h (com entrega dos prêmios) e às 12h30
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Indústria aposta em Ewan MacGregor
Próximo Texto: Cultura exibe "Yo-Yo Ma, Inspirado por Bach"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.