São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cadê o paulistano? (2)

JUCA KFOURI

A Grottera Comunicação estava com uma pesquisa em andamento na Grande São Paulo e resolveu tomar como suas as minhas perguntas sobre a ausência do paulistano nos estádios. E me deu, gentilmente, o privilégio de divulgar seus resultados.
Com margem de erro de 3,5%, foram ouvidas 195 pessoas, das classes A, B e C, entre 15 e 50 anos.
As conclusões são "indiscutíveis", segundo Luís Grottera, dono da agência. "O paulistano não vai aos estádios por medo da violência, por não acreditar nos cartolas e pelo hábito de ver os jogos pela TV." Eis a tabulação dos dados: 1) No passado, o senhor costumava ir aos estádios?
Sim: 82% - Não: 18%
2) Neste ano o senhor foi alguma vez aos estádios?
Sim: 19% - Não: 81%
3) Qual é a sua opinião sobre a razão de os estádios de São Paulo, diferentemente de outros estados, estarem tão vazios neste final de Campeonato Brasileiro?
Violência/Medo/Perigoso - 75%
Poder aquisitivo/falta dinheiro/caro - 19%
Cartolagem/falta de seriedade - 11%
Má condição dos estádios - 8%
Outros - menos de 3%
4) Entre as seis motivações que vou descrever para o senhor, cite duas que são os maiores motivos para desestimular sua presença nos estádios de futebol:
a) o futebol brasileiro está de má qualidade - 11%;
b) as safadezas dos cartolas brasileiros - 42%; c) o Morumbi é um estádio distante e frio - 17%; d) os ingressos são muito caros - 19%;
e) me acostumei a ver jogos só pela TV - 39%;
d) insegurança pela presença de torcidas violentas - 72%.
Na composição da amostra ouvida, de classe média para cima, é bom ressaltar, 25% eram são-paulinos; 24%, corintianos; 22%, santistas; 19%, palmeirenses, e 10% torciam por outros clubes.
De fato, não há o que contestar na conclusão de Grottera, embora, reconheço, fico mais que agradavelmente surpreso com o nível de consciência que o torcedor de São Paulo demonstra ao dar, como segunda motivação de sua ausência, aquilo que a agência chamou de "safadeza dos cartolas".
A violência ainda assusta e é o principal motivo do afastamento e, vale informar, apenas 2,7% disseram que os estádios estão vazios porque as torcidas organizadas incentivavam a ida ao futebol.

Texto Anterior: Reza; Pé de coelho; Pé-quente; Pé direito
Próximo Texto: Números mostram que Palmeiras se acautelou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.