São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A chegada das folhinhas

XICO SÁ

Com eles, o trabalho dos borracheiros sempre fica mais leve. O tempo, senhor da razão, corre mais rápido... Até parece que tudo é fevereiro, Carnaval, 28 dias de labuta, e "Solta o Pavão", de Jorge Ben Jor, no fundo musical permanente.
Obrigatórios, uma mão na roda para borracheiros e mecânicos, os calendários agora têm as suas versões para o imaginário chique espalhadas pelo mundo.
É o caso das folhinhas da Pirelli, com fotos de Bruce Weber, lançado recentemente em Londres. Para enfeitar dias santos e feriados, o produto traz Milla Jovovich, Patrícia Arquette e modelos como Tanga e Kiara ("negro é lindo", cantaria, de novo, Jorge, para ela).
Na Itália, o calendário "Max" apresenta Alessia Marcuzzi, posando de ladinho, com o pé mais "beijável" e merecedor de humilhações desse mundo.
Cindy Crawford, Claudia Schiffer e outras sem-pneus da vida também andaram crucificadas em paredes chiques.
Todo respeito a estas versões dietéticas, mas, cá entre nós, calendário que é calendário não pode deixar de ter a chamada beldade pneumática, a gostosa clássica, como afirmaria Pereira.
Nesse gênero, o Nordeste tem um best-seller disputado à tapa a cada final de ano. É o calendário da lojas de bicicleta Oliveira, de Iguatu (CE), que promove lições de anatomia o ano todo.
Voltado para o nacional-popular, consagrou Rita Cadillac, entre outros mitos do país de Rose di Primo.
O mais interessante é que, nas oficinas do Nordeste, as bundas e seios fartos dividem a mesma parede com calendários gigantes do Padre Cícero e Frei Damião. Crença e fetiche. Ou vice-versa.

e-mail: xico@uol.com.br

Texto Anterior: os altos e baixos da depilação
Próximo Texto: Medéia negra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.