São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997![]() |
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Perua E 320 oferece luxo a US$ 119 mil
MARCELO PIZANI
Desde que essa família disponha, entretanto, de US$ 119 mil na conta bancária, quantia que daria para comprar um sedã Mercedes C 180 (US$ 52,4 mil), um utilitário esportivo Toyota Hilux SW4 (US$ 43 mil) e uma perua Palio Weekend Sport 16V (R$ 22,6 mil). Embora esteticamente o sedã (que tem porta-malas destacado da carroceria) da série E seja mais belo que sua versão perua, o fato é que a E 320 Touring chama mais atenção por onde passa. Atenção que dobra se o farol azulado de gás xenônio estiver aceso. Dirigindo a E 320 Touring nem dá a impressão de ser tão grande assim (4,80 m de comprimento; um Omega tem 4,74 m). A excelente dirigibilidade em parte se deve à sincronia do sistema de direção: apesar de leve, a direção é bastante sensível a qualquer solicitação. A suspensão (que teve parte de seu desenvolvimento realizado em estradas brasileiras) faz com que a E 320 Touring tenha estabilidade impecável em curvas de qualquer ângulo, com comportamento superior até ao da versão sedã. O motor é um potente seis cilindros em "V" de 3.200 cc, que desenvolve 224 cavalos. Dados de fábrica informam que vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s e atinge 230 km/h de velocidade máxima. Para quem deseja mais potência, há a versão E 420 equipada com motor V8 de 279 cavalos, por US$ 22 mil a mais. O câmbio automático é de cinco marchas e tem opção de dirigibilidade "winter" (para pisos escorregadios) e "S" ("standard", para pisos normais). Essa relação faz com que a E 320 Touring tenha, na prática, duas marchas à ré. Na posição "winter", a saída é suave, ideal para manobras de estacionamento. Na "S", a aceleração é mais violenta, própria para voltar grandes distâncias. Toda a sofisticação do sedã está disponível nesse modelo. Isso inclui os quatro airbags (dois frontais e dois nas portas dos passageiros da frente), o sistema de freios com ABS (que não trava) e BAS (que aumenta a pressão sobre o pedal do freio, quando necessário), além dos itens normais de luxo -direção hidráulica, vidros das portas, espelhos retrovisores, travas das portas e teto solar com controle elétrico, entre outros. A E 320 conta ainda com sistema de som composto por rádio AM/FM com toca-fitas e disqueteira para seis CDs no porta-malas. A perua só perde para o sedã no quesito visibilidade traseira. Os encostos de cabeça do banco traseiro atrapalham a visibilidade pelo retrovisor interno. No sedã, isso não acontece, porque, com um toque em uma tecla no painel, eles caem sobre o tampão traseiro, peça que não existe na perua. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Interior é rico em eletrônica Índice |
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