São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Motor é o 1º V6 da marca

MARCELO PIZANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O motor que equipa a E 320 Touring é o primeiro com configuração V6 da Mercedes e aposenta de vez o antigo de seis cilindros em linha, que foi usado até 96.
Esse propulsor é 4 cv mais potente que o anterior. Para atender às normas européias de poluição de 98, o motor tem duas velas por cilindro, aproveitando melhor a queima do combustível.
Também por isso o motor utiliza três válvulas por cilindro (o antigo tinha quatro), indo na contramão das outras montadoras. Essa decisão fez com que não ficasse comprometida a geometria da câmara de combustão, com objetivo de queimar melhor a gasolina.
Abandonando de vez a configuração em linha para os motores de seis cilindros, a única montadora alemã que ainda faz uso desse tipo de bloco é a BMW.
A vantagem de um V6 é que, por ser mais compacto, consegue um maior aproveitamento de espaço sob o capô e permite que os estilistas abusem mais das formas em prol da aerodinâmica. A BMW prefere, por enquanto, a confiabilidade mecânica que os seis cilindros em linha oferecem.
(MP)

Texto Anterior: Interior é rico em eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.