São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997 |
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Motor é o 1º V6 da marca
MARCELO PIZANI
Esse propulsor é 4 cv mais potente que o anterior. Para atender às normas européias de poluição de 98, o motor tem duas velas por cilindro, aproveitando melhor a queima do combustível. Também por isso o motor utiliza três válvulas por cilindro (o antigo tinha quatro), indo na contramão das outras montadoras. Essa decisão fez com que não ficasse comprometida a geometria da câmara de combustão, com objetivo de queimar melhor a gasolina. Abandonando de vez a configuração em linha para os motores de seis cilindros, a única montadora alemã que ainda faz uso desse tipo de bloco é a BMW. A vantagem de um V6 é que, por ser mais compacto, consegue um maior aproveitamento de espaço sob o capô e permite que os estilistas abusem mais das formas em prol da aerodinâmica. A BMW prefere, por enquanto, a confiabilidade mecânica que os seis cilindros em linha oferecem. (MP) Texto Anterior: Interior é rico em eletrônica Índice |
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