São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova ameaça; Plantio recorde; Área plantada; Trabalho extra; Incentivo à exportação; Proteção de cultivares; Relação de troca; Feijão; Milho; Safra diferenciada; Abif; Nova Valtra

Nova ameaça
Uma nova doença, a pinta preta, está atacando pomares de laranja em 16 municípios paulistas. Ainda não há levantamento sobre prejuízos. A doença ataca laranjas maduras.

Plantio recorde
Os produtores gaúchos de soja conseguiram aproveitar alguns poucos dias de estiagem para executar o plantio em velocidade recorde entre a semana retrasada e o início da última semana.

Área plantada
Segundo José Ruedell, diretor da Fudacep (Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo), a área plantada subiu de 20% para 80%, onde há plantio direto.

Trabalho extra
Entre os dias 14 e 24 de novembro, o plantio foi feito dia e noite, para tirar o atraso causado pelas chuvas.

Incentivo à exportação
O Banco do Brasil está operando com o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio), linhas de crédito em moeda estrangeira.

Proteção de cultivares
O Congresso Nacional analisa a adesão do Brasil à União Internacional para Proteção das Obtenções Vegetais.

Relação de troca
A relação de troca entre grãos e adubo nesta safra é desfavorável aos produtores de feijão e de milho do Estado de São Paulo.

Feijão
Segundo o Instituto de Economia Agrícola, o produtor de feijão necessita de 9,7 sacas para comprar 1 t de adubo. Há um ano, ele precisava de 6 sacas.

Milho
Produtores de milho precisam de 38,5 sacas para adquirir a mesma quantidade de adubo. Há les utilizam 32,7 sacas.

Safra diferenciada
O Nordeste terá um plano de safra específico, segundo o Ministério da Agricultura, que pretende ampliar em 60% os recursos de crédito rural destinados à região.

Abif
A Abif (Associação Brasileira da Indústria Frigorífica), representante das empresas produtoras de carne bovina, tem agora um novo presidente, José Batista Júnior, diretor do grupo Friboi Alimentos.

Nova Valtra
A partir do ano que vem, os conhecidos tratores Valmet ganham uma nova marca: Valtra Valmet. A mudança significa também mudanças no controle da empresa.

Texto Anterior: Empresas aproveitam as festas para lançamentos
Próximo Texto: Pouca chuva no final de semana facilita drenagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.