São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Não colou; Versão baiana; Versão tucana; Subindo no muro; Urna no caminho; Estrela ofuscada; Promessa é dívida; Escolhendo a canoa; Cronograma apertado; Última a saber; Bola na fogueira; Curva recessiva; Guilhotina paulista; De olho na reserva; Visita à Folha

DE OLHO NA RESERVA

Não colou
Ao contrário do que diz ACM, tucanos acreditam que ele amplificou o desgaste de FHC ao se bater contra a alta do Imposto de Renda. Discordam do pefelista, que argumentou ter tirado bandeira que poderia ter sido usada por inimigos do presidente.

Versão baiana
ACM diz que sua relação com FHC permanece inabalada. Afirma que o presidente sabe que ele é um aliado de todas as batalhas. O resto seria intriga.

Versão tucana
Tucanos que acompanham FHC há anos têm versão diferente da de ACM. Dizem que praticamente acabou a relação de confiança entre os dois.

Subindo no muro
A caminho de Israel, para onde vai em janeiro, FHC pretende se encontrar com o líder palestino Iasser Arafat. Detalhe: as comunidades judaica e palestina no Brasil possuem boa cota do PIB.

Urna no caminho
O calendário eleitoral está dificultando a montagem da agenda internacional de FHC em 98. De certo mesmo, só a viagem a Israel em janeiro. O Líbano pode vir em seguida. Tudo dependerá da temperatura da sucessão.

Estrela ofuscada
Um ponto da pesquisa qualitativa que o PT fez em São Paulo assustou os seus deputados. A imagem dos parlamentares petistas, um dos pontos fortes da sigla, está abalada. O eleitor acha que perderam combatividade.

Promessa é dívida
ONGs enviaram carta ao Banco Mundial dizendo não há previsão de gasto dos R$ 290 mi que FHC se comprometera a usar em assentamentos no "Polígono da Maconha" (PE). A promessa evitou auditoria do banco.

Escolhendo a canoa
Reunidos no Diretório Nacional no fim-de-semana, dirigentes petistas ficaram fulos com Cristovam Buarque. Foram informados de que, no Congresso do PSB, o governador dissera ser um militante de esquerda antes de ser um militante petista.

Cronograma apertado
ACM (Senado) e Temer (Câmara) aconselharam o Planalto a convocar extraordinariamente o Congresso em 6 de janeiro e não no dia 12. Querem ganhar uma semana na contagem do prazo de tramitação das reformas.

Última a saber
O gabinete de Marta Suplicy (PT-SP) entrou em pânico na tarde de ontem. Soube pela imprensa da decisão de Michel Temer de votar o projeto de união civil homossexual na quinta. A deputada queria articular melhor. Teme a rejeição do projeto.

Bola na fogueira
Está acertado entre os líderes governistas na Câmara que eles darão um jeito de remeter para o Senado o projeto que regulamenta o aborto no caso de gravidez provocada por estupro.

Curva recessiva
FHC deve ficar mais contrariado ainda com o Seade, que divulgou índice de 16,5% de desemprego em outubro na Grande SP. O levantamento é pré-pacote. Secretário de Covas, Walter Barelli já prevê 22% em janeiro.

Guilhotina paulista
Israel Zecker (PTB) deixará a Secretaria de Esportes e Turismo de Covas nos próximos dias. Oficialmente, para cuidar de sua campanha a deputado estadual. Marcos Arbaitman, da Maringá Turismo, deve assumir o lugar.

Vicentinho diz que, se a CUT e o PT concordarem, poderia ser candidato a suplente de Eduardo Suplicy. Assim, poderia compatibilizar sua participação na política com a central sindical.

Visita à Folha
O governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), e o líder do governo na Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL), visitaram ontem a Folha, onde foram recebidos em almoço. Estavam acompanhados de Fernando Vita, assessor-geral de Comunicação do Estado.
*
O embaixador do Brasil na Argentina, Luiz Felipe de Seixas Corrêa, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
- A temporada de "cassa" foi adiada por um motivo. Caçar votos para o governo não combina com cassar mandatos que votam com o governo.

Próximo Texto: Liso como quiabo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.