São Paulo, terça-feira, 2 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doping afasta Duppré por quatro anos

FERNANDA PAPA
DA REPORTAGEM LOCAL

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) suspendeu ontem, por quatro anos, o atleta Hugo José Duppré, 22, de competições oficiais de natação, por causa de doping.
Em exames de prova e contraprova, analisados no laboratório da Universidade de Québec, no Canadá, detectou-se na urina do atleta vestígios da substância nandrolona, considerada anabolizante pela Fina (Federação Internacional de Natação).
Duppré teria nadado dopado no Troféu Brasil de natação, em outubro, quando alcançou o índice para os 100 m borboleta para o Mundial de natação, entre 8 e 18 de janeiro, em Perth, Austrália.
É o primeiro caso de suspensão por doping na seleção brasileira de natação.
"Sou inocente e ainda espero que a verdade apareça. Tudo o que eu tomei teve orientação médica", afirmou Duppré ontem em entrevista coletiva.
Em comunicado oficial divulgado ontem, o presidente da CBDA, Coaracy Nunes, 59, afirma ter seguido as recomendações da Comissão de Controle Antidoping da entidade para suspender Duppré.
O início da suspensão é retroativo ao dia 12 de outubro, data da prova de 100 m borboleta em que Duppré obteve o índice para o Mundial, em Belo Horizonte.
A CBDA também cancelou todos os resultados obtidos em competições oficiais pelo atleta nos seis meses anteriores ao doping.
"Esse foi o ato da presidência mais doloroso que eu já assinei na minha vida", afirmou o dirigente. "Mas não posso fugir das normas da Fina e das recomendações dos especialistas", completou Nunes.
Segundo ele, Duppré recebeu a pena mínima para a classificação da nandrolona na lista de substâncias proibidas pela Fina.
"Eu nunca tinha ouvido falar dessa droga, mas consta que é das mais proibidas. A pena máxima seria a eliminação do atleta para sempre", afirmou Nunes.
Duppré nada pela Universidade Santa Cecília, de Santos, há dez anos. Seu diretor, Marcelo Teixeira, está reunindo dados para recorrer junto à Fina.

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Jordan volta a ser o atleta mais bem pago
Próximo Texto: Relator torna opção o clube-empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.