São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia o discurso da rainha

Leia abaixo a íntegra do discurso da rainha Elizabeth 2ª, previsto para ser proferido no fim da noite de ontem.

Sua Excelência,
Estou encantada em receber o sr. e a sra. Cardoso no Palácio de Buckingham.
Espero não ser presunçosa em dizer que nós o consideramos, senhor presidente, um velho amigo. A Universidade de Cambridge teve o bom senso de de lhe oferecer o título de professor visitante 20 anos atrás, o qual o senhor foi suficientemente gentil de aceitá-lo.
Sei que o príncipe Philip espera ansiosamente para lhe conferir um título "honoris causa" na quinta-feira -quando o sr. será, pelo que eu saiba, o primeiro brasileiro a receber tal reconhecimento. Sei, também, que a Universidade de Cambridge está particularmente contente em receber a sra. Cardoso, ela própria uma ilustre professora de antropologia.
Senhor presidente, sua visita reflete a longa e calorosa amizade que existe entre Brasil e Grã-Bretanha. Espero que o sr. considere sua visita, e todo interesse causado por ela, como tributo à admirável transformação política e econômica que seu país experimentou e a sua própria contribuição ao processo. O sr. não precisa me fazer lembrá-lo que o Brasil é hoje um das economias mais excitantes e de crescimento mais rápido no mundo.
Revendo nossa história em comum, nós na Grã-Bretanha recordamos com orgulho o papel desempenhado pelo Almirante Cochrane há mais 170 anos em ajudar o Brasil a conquistar sua independência e as subsequentes atividades de investidores e engenheiros britânicos que ajudaram a construir a infra-estrutura do Brasil. Nós também recordamos com gratidão o modo como o Brasil veio em nossa ajuda nas duas guerras mundiais e lutou com os Aliados pela causa da liberdade.
Apesar da distância que nos separa, Brasil e Grã-Bretanha têm ambos mostrado agilidade em tomar como responsabilidade comum encarar os desafios globais que nos afetam a todos agora.
A liderança do Brasil no setor de meio ambiente foi salientada pela conferência sobre o clima feita no Rio de Janeiro cinco anos atrás, quando a comunidade internacional finalmente começou a encarar seriamente as questões do aquecimento global e do desenvolvimento sustentável.
Hoje nós trabalhamos juntos não só pelo benefício mútuo, mas pelo benefício do mundo. Isso é especialmente verdade nas questões de meio ambiente, mas nós também somos parceiros na consolidação do respeito pelos direitos humanos, no combate ao flagelo dos traficantes de drogas e ao terrorismo internacional e na promoção da paz e da estabilidade, por meio de nossas respectivas contribuições à manutenção da paz e ao trabalho mais amplo da ONU.
Nós compartilhamos também a paixão pelo esporte e aguardamos ansiosamente a visita a Londres na próxima semana do incomparável Pelé. Também esperamos ansiosamente o próximo verão, quando Brasil, Inglaterra e Escócia se juntarão aos outros finalistas na Copa do Mundo da França em 1998. O senhor compreenderá, espero, se eu parar por um pouco de desejar ao time brasileiro muita sorte em sua defesa do título de campeões mundiais que ganhou, e carrega, com tanta distinção.
Senhor presidente, nossos dois países estão ligados pela história, pelos interesses comuns e pelos ideais e aspirações compartilhados. Nós os damos calorosas boas-vindas ao Reino Unido e esperamos um excitante futuro juntos.
Levanto minha taça ao senhor, à senhora Cardoso e à prosperidade e felicidade do povo do Brasil.

Texto Anterior: Pedido real muda agenda do presidente
Próximo Texto: Pedido real muda agenda do presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.