São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais 'acampam' em Campinas

DA FOLHA CAMPINAS

Mais uma escola de Campinas (99 km de São Paulo) se transformou em acampamento para pais aflitos por vagas escolares.
A escola Padre Francisco da Silva é a única municipal do bairro Jardim Londres, na zona sudoeste da cidade, e pais de 58 crianças decidiram acampar para conseguir colocar os filhos na 1ª série do 1º grau.
A partir das 13h de hoje, a escola vai matricular 56 novos alunos.
No domingo, às 12h, chegaram os primeiros cinco pais em frente à escola para esperar a abertura de vagas. Vinte e quatro horas depois, já eram 55. Os demais candidatos chegaram ao acampamento até o final da tarde de ontem.
Já no colégio Vicente Rao, 46 pessoas completam hoje cinco dias de espera na fila.
A primeira etapa de matrículas na rede pública de ensino se encerra sexta. Caso sejam registradas vagas remanescentes, elas serão oferecidas de 17 a 22 de dezembro.
Nessa primeira etapa, só serão contempladas crianças que atenderem aos critérios de idade e que residirem nas proximidades do colégio. Para os excluídos, a Secretaria Municipal da Educação afirmou que fará todos os esforços para colocar a criança em uma escola próxima da sua casa. Segundo a secretaria, há vagas para todas as crianças da cidade.
Os pais de alunos que estão na fila da Padre Francisco discordaram das regras estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação.
O regulamento previa, por exemplo, que o dia de ontem estava reservado para a matrícula de crianças que completaram 7 anos até o dia 30 de junho.
Cinco pessoas compareceram ontem ao colégio para se matricular. Duas delas não estavam na fila formada pelos pais. Isso gerou revolta por parte dos pais que estão na fila desde as 12h de domingo.
"A maioria do pessoal é de bairros das redondezas que não têm escola pública de qualidade. Eles querem a vaga de qualquer jeito", afirmou a dona-de-casa Marilda dos Santos, 34. Marilda, que coordena a fila da Padre Francisco, diz que há grandes filas em outras escolas.

Texto Anterior: Liberadas praias fechadas no Guarujá
Próximo Texto: 'Fantasia' congestiona telefones
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.