São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paiva analisa 'com cuidado' a negociação

Ministro recebe representantes da Volkswagen

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Paulo Paiva (Trabalho) disse que está examinando "com cuidado" as negociações entre a indústria paulista e os sindicatos de trabalhadores.
Ele recebeu ontem representantes da Volkswagen e foi informado sobre a proposta que a montadora fez aos trabalhadores. A empresa sugeriu a redução da jornada de trabalho, com consequente diminuição dos salários, e a terceirização de funcionários.
Paiva não quis opinar sobre a negociação, mas disse que é inevitável a adequação da indústria à redução do consumo.
Segundo ele, as montadoras tinham uma expectativa maior de consumo, cenário que não se confirmou a partir de setembro deste ano.
Com isso, os estoques aumentaram e está sendo necessário reduzir a produção. "Isso implica não elevar o custo da mão-de-obra, mantendo os rendimentos proporcionalmente à hora trabalhada", afirmou.
Carga fiscal
Paiva disse que essa discussão acena para a redução de jornada por meio da negociação entre patrões e empregados.
O governo federal apóia a diminuição da hora trabalhada, que a Constituição limita em 44 horas semanais, mas não aceita a proposta já feita por empresários e trabalhadores de reduzir a carga fiscal.
A Força Sindical, por exemplo, sugeriu a redução da jornada para 36 horas, com renúncia fiscal de R$ 3,4 bilhões, inclusive com diminuição da contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
"A redução da jornada deve ser feita no sentido de manutenção da competitividade da indústria", disse o ministro.

Texto Anterior: Acordo entre centrais está mais difícil
Próximo Texto: Scania abre demissão voluntária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.