São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moedas da Ásia têm desvalorização histórica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As moedas da Coréia do Sul (won), da Tailândia (baht), da Indonésia (rupia) e da Malásia (ringgit) alcançaram ontem novas desvalorizações históricas em relação ao dólar.
Segundo analistas, a desvalorização das moedas asiáticas ocorreu devido à incerteza em relação à ajuda financeira que o Fundo Monetário Internacional (FMI) concederá ao governo sul-coreano.
O won sul-coreano foi vendido ontem a 1.285 por dólar. O ringgit, por sua vez, a 3.620. A rupia da Indonésia foi cotada a 3.825 por dólar.
Tailândia
O baht alcançou ontem outro mínimo histórico em Bancoc (capital da Tailândia). A moeda tailandesa chegou a ser vendida a 41.750 por dólar.
"O banco central fiscalizará os movimentos do baht e, se for necessário, fará uma intervenção ", disse o vice-diretor do banco central da Tailândia, Kiattisak Meecharoen. O vice-diretor disse, no entanto, que o país "continuava bem".
A moeda tailandesa já perdeu 35% de seu valor desde o começo de sua desvalorização, há seis meses. A queda do baht deflagrou, em julho, a crise nas Bolsas asiáticas.
Na próxima segunda-feira, o governo do país deve decidir o destino de 58 das 91 instituições financeiras que estão atualmente em crise.
As dívidas de instituições financeiras da Tailândia estão sendo avaliadas em cerca de US$ 35 bilhões.
A reestruturação financeira é uma das condições impostas ao país pelo FMI em troca de um plano de ajuda financeira de cerca de US$ 17,2 bilhões.
Cingapura
O dólar de Cingapura, que é considerado uma moeda sólida, também foi influenciado ontem pelas quedas das moedas asiáticas. A moeda de Cingapura foi vendida a 1.612 por dólar dos EUA.
O dólar de Taiwan, que vem seguindo a mesma tendência da moeda sul-coreana, caiu a 32.320 por dólar norte-americano.
O peso filipino também registrou queda nas primeiras horas de negociações ontem e chegou a ser cotado a 35.127 por dólar.
A queda das moedas asiáticas também coincidiu com o encerramento da reunião de ministros das Finanças de países que integram a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Bolsa de Tóquio
A Bolsa de Valores de Tóquio registrou ontem queda de 0,6%.
O índice Nikkei -que reúne as principais ações negociadas- perdeu 97,30 pontos e encerrou o dia em 16.910,29 pontos.

Texto Anterior: Governo da Coréia suspende nove bancos
Próximo Texto: Lobbies tentam modificar medida do IR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.