São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa cria clubinho na rede mundial

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de ganhar uma dezena de prêmios como melhor software de Internet para a plataforma Macintosh, o "Hotline", programa desenvolvido pela empresa homônima canadense, está chegando ao universo "Windows".
O "Hotline" traz uma nova maneira para comunicação e troca de arquivos. Sua grande vantagem é permitir a transferência de arquivos a uma velocidade mais rápida que o FTP (File Transfer Protocol), o método utilizado na Internet.
O programa permite que o carregamento de um software (download) que tenha sido interrompido possa ser continuado do lugar onde parou. Isso permite baixar grandes arquivos sem a frustração comum da falha quando a transmissão está em andamento.
Só isso já seria o suficiente para valer os US$ 25 cobrados pelo programa. Mas o pessoal da Hotline é ambicioso e colocou também no programa funções de bate-papo, a possibilidade de postar mensagens e um engenhoso sistema que permite a qualquer pessoa ligada na Internet montar seu próprio serviço de "Hotline", uma espécie de clubinho on line.
Como funciona
Tudo funciona em cima de três programas: o "Hotline Client", o "Server" e o "Tracker".
O Server é o programa que coloca o seu computador na rede, como um servidor de "Hotline" -ou seja, um computador que oferece serviços, como arquivos para transferência ou ponto de encontro para conversas via rede.
Segundo a empresa, ele é seguro, mas pode ser vítima dos cavalos de Tróia, programas que servem de porta de entrada para piratas, quando e se forem utilizados. Nada que um administrador atento não possa evitar.
O "Client" é utilizado para a ligação a um servidor. Ele tem uma interface bonitinha e bastante intuitiva. Clicando no botão Files, você tem acesso a todos os arquivos e pastas oferecidos pelo administrador do servidor. É como se você estivesse navegando por um disco rígido remoto.
O "Hotline Tracker" é uma lista dos servidores que estão conectados à rede em um determinado momento. Com a lista na tela, basta você clicar duas vezes no nome de um servidor para ter acesso aos serviços oferecidos.
A versão final para Mac do Hotline está disponível para download no site da empresa, permitindo 15 minutos de conexão, após os quais é preciso reinicializar o programa. Essa bomba-relógio só acaba quando você paga pelo programa.
A versão para PC ainda está em testes, com muitas falhas. A versão final para "Windows 95" deve ser lançada no início de 98.

Onde saber mais: www.hotlinesw.com

Texto Anterior: E-mail ameaçador; Caso Microsoft; Rede Rolling Stone; Infinia dança; Sucesso on line; Competição acirrada
Próximo Texto: Sai mais um 'Communicator'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.