São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito e desperdício pioram o efeito estufa

OTÁVIO DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto representantes de mais de 160 países tentam chegar a um acordo sobre como evitar o aquecimento global, há várias formas de cada um, individualmente, contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases agravantes do efeito estufa.
A primeira medida é limitar o uso do carro. De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), 90% do CO2 produzido na cidade de São Paulo vem dos meios de transporte.
Outra atitude "ecologicamente correta" é manter o motor sempre regulado.
Os brasileiros também precisam aprender a não desperdiçar energia. Nos Estados Unidos e na Europa, a eletricidade é produzida, em grande parte, pela combustão de combustíveis fósseis (petróleo e carvão), a principal fonte de CO2.
No Brasil, é produzida por usinas hidrelétricas, que não emitem CO2. Só que o sistema já está quase esgotado, e é provável que seja necessário recorrer aos combustíveis fósseis para gerar mais energia.
Outra contribuição é a separação do lixo, para que o material orgânico possa ser usado como fonte de energia, e plásticos, vidros e papel sejam reciclados.

Texto Anterior: Isolados, EUA admitem rever proposta
Próximo Texto: O que fazer para reduzir sua cota de emissão de CO2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.