São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População brasileira está mudando

VERA LUCIA DA COSTA ANTUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A partir dos últimos dados do minicenso de 1996, realizado pelo IBGE, e do Relatório de Desenvolvimento Humano de 1996, realizado pelo Ipea e PNUD, temos um novo perfil demográfico brasileiro.
Destacamos, inicialmente, a queda acentuada da taxa de natalidade e, consequentemente, a diminuição do crescimento populacional brasileiro.
A população brasileira registra declínio acentuado de jovens, predominando adultos e aumentando a proporção de idosos.
Essa evolução constitui uma ótima oportunidade para um salto de qualidade nas políticas voltadas para crianças e jovens e, ao mesmo tempo, aponta para a absoluta necessidade de a sociedade brasileira adequar-se a um contexto marcado por uma população envelhecida, notadamente a partir de 2020, tendo enorme importância o sistema de Previdência Social.
A mortalidade infantil vem apresentando redução significativa, declinando de 163% em 1940, para 87% em 1996.
A população brasileira é composta por 55,3% de brancos, 4,9% de negros, 39,3% de pardos e 0,5% de amarelos -redução na população branca e aumento da miscigenação.
Também registrou-se aumento no total da população economicamente ativa (PEA), sendo que a participação da mulher cresceu de forma significativa na última década, correspondendo a 40% da PEA.
Na distribuição da PEA predomina a população no setor terciário (55%), tendo ocorrido sensível redução no setor primário (22%).

Texto Anterior: Atmosfera cria a refração da luz
Próximo Texto: Provas da Mackenzie começam no dia 9
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.