São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a íntegra do discurso

Leia a seguir a íntegra do discurso proferido pelo orador oficial da Universidade de Cambridge, Anthony Bowen, ao apresentar o presidente Fernando Henrique Cardoso aos acadêmicos.

Sua Excelência,
Completam-se agora 20 anos desde que o doutor Cardoso passou um ano profissional em Cambridge.
Ele já era famoso pelo seu livro "Dependência e Desenvolvimento na América Latina", um trabalho que suscitou uma variedade de interpretações.
Naquele ano, ele continuou a publicar abundantemente nos campos da sociologia e da economia política. Naquele ano, ele também finalizou um extenso trabalho no exterior, muitas vezes apesar de trabalhar no exílio; ele voltou para casa para embarcar em uma carreira na política.
A questão que Sócrates levantou -se a prática pode combinar com a teoria- é raramente respondida positivamente.
Aqui, entretanto, nós honramos um homem que assumiu o Tesouro brasileiro virtualmente quebrado e o curou de modo tão hábil que, apesar da alta inflação e da aguda perda de confiança financeira, ele reduziu a taxa de inflação de mais de 40% ao mês para 2%, em um ano.
Nós podemos assumir que seu sucesso não foi só uma questão de habilidade, mas também de confiança pública merecidamente conquistada. Os cidadãos podem considerar-se afortunados quando encontram a seu serviço influência, eloquência e autoridade combinadas com a mais alta inteligência.
Nós poderíamos talvez dizer que algo similar foi, outrora, alcançado por Júlio César.
Mas esse homem não chegou ao poder supremo com a ajuda da força militar: ele tem votos em grande quantidade de todas as classes da sociedade brasileira.
Foi antes ministro das Relações Exteriores e da Fazenda; agora é o presidente da República. Poderíamos ver nele o governante ideal que Platão nos propunha.
Senhor, quando você deixar esse recinto em sua beca de doutor você verá uma loja dedicada a publicações da Cambridge University Press.
A outra loja -a única outra loja- com o mesmo fim foi aberta em julho deste ano em São Paulo, a cidade de sua "alma mater". Isso pode ser uma contribuição de nossa parte ao desenvolvimento do comércio entre nós.
Possa o uso de livros e do conhecimento florescer.
Apresento um homem de distinção no conhecimento e na política, ocupante por um período da Cátedra Simón Bolívar de Estudos Latino-americanos e membro da Clare College, presidente da República Federativa do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

Texto Anterior: Estadista reformou a moeda de Roma
Próximo Texto: Aquele abraço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.