São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marginal alaga e deixa motorista a 1 km/h

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva de ontem alagou a marginal Tietê em três pontos, na altura das pontes de Vila Maria, Casa Verde e Aricanduva, por pelo menos três horas. O trânsito parou na marginal e os congestionamentos na cidade chegaram a 112 km às 17h30.
A situação é uma amostra do que deve acontecer durante o verão, quando os meteorologistas prevêem grande quantidade de chuvas. "Estamos preocupados, porque os meteorologistas dizem que o El Niño vai causar chuvas mais fortes neste ano", disse Nelson Maluf El Hage, presidente da CET.
As pistas expressas da marginal próximas à ponte Aricanduva (zona leste) foram as mais atingidas, nos dois sentidos, ficando alagadas das 13h01 até as 18h55.
Na altura da ponte da Casa Verde, o alagamento foi parcial e durou das 14h48 às 17h30.
Na Vila Maria, a marginal também ficou parcialmente bloqueada, das 13h44 às 17h20.
O trânsito na marginal influenciou as estradas que chegam a São Paulo, como a Castello Branco, que teve 12 km de congestionamento às 19h. Trajetos cujo percurso deveria demorar 15 minutos foram percorridos em horas.
Foi o caso da encarregada de pessoal Sílvia Camargo Penedo. Ela saiu da empresa em que trabalha, na Casa Verde, às 16h. Às 17h30 tinha avançado pouco mais de 2 km de distância. "O pouco que eu andei em uma hora e meia eu costumo fazer em minutos", disse.
Entre os mais prejudicados estavam os passageiros de um ônibus que vinha de Foz do Iguaçu. "Saímos às 19h de ontem (anteontem) de Foz e deveríamos ter chegado ao Brás (região central) às 10h", dizia, às 17h40, o sacoleiro Jair de Souza. O ônibus, que chegava pela rodovia Castello Branco, ficou pelo menos cinco horas preso no trânsito, desde as 13h, quando estava na região de Osasco.
Parados na marginal por duas, três horas, os motoristas improvisavam maneiras para se distrair.
O gerente comercial Luciano Vanine, por exemplo, aproveitou para namorar, pelo telefone celular.

Texto Anterior: Morre Héctor Stamponi
Próximo Texto: Para CET, chuva pára tráfego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.