São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
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Para CET, chuva pára tráfego

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da CET, Nelson Maluf El Hage, atribuiu o trânsito caótico de ontem diretamente à chuva. "Não há dúvida nenhuma de que o trânsito pára quando chove na cidade", disse El Hage.
Para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, há várias explicações para o fenômeno, entre as quais os alagamentos causados por bueiros entupidos.
Outra explicação importante, segundo ele, é que há mais carros nas ruas quando chove. "As pessoas evitam fazer pequenos percursos a pé e usam o automóvel para tudo."
A velocidade dos veículos cai também porque os motoristas ficam mais prudentes, na opinião de Hage. "As pistas ficam mais escorregadias, perigosas, e os motoristas reduzem a velocidade. É bom que façam isso, mas tem um reflexo na lentidão."
Mesmo assim, segundo ele, o número de pequenos acidentes aumenta, o que atravanca o trânsito.
O presidente da CET isenta de culpa os buracos da cidade no que diz respeito ao aumento de trânsito em dias de chuva. "Buraco atrapalha o trânsito em tempo seco ou chuvoso. Tanto faz."
Se os buracos, somados à água, não têm efeito sobre os veículos, o mesmo não se pode dizer da ação dos veículos, mais a água, sobre os buracos.
"Chove, a água infiltra nos buracos e vai assoreando, removendo terra, areia e argila de baixo do pavimento. O trânsito passa sobre os buracos e aumenta a desagregação do piso", diz Claudio Amaury Dall'Acqua, presidente do Instituto de Engenharia.
Para Dall'Acqua, a água da chuva, simplesmente, não tem efeito nocivo sobre o asfalto, desde que o pavimento esteja bem cuidado, sem fissuras.
"São Paulo está com um número muito grande de buracos nas ruas e avenidas. A tendência é a situação agravar-se", disse.
(RV)

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