São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra no Tietê começa este mês

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO

As obras de rebaixamento da calha do rio Tietê devem começar, finalmente, neste mês. A previsão do Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) é que o canteiro de obras seja instalado até o dia 20.
Com essa obra, que consiste em aumentar o leito do rio por escavamento, a intenção é que o Tietê não inunde mais a marginal.
"Entre amanhã (hoje) e segunda-feira, nós vamos assinar o contrato", disse Paulo Roberto Nepomuceno, 44, diretor de engenharia e obras do Daee.
O trecho a ter a calha aprofundada fica entre o Cebolão (zona noroeste de SP) e o lago Edgar de Souza (Santana do Parnaíba, Grande SP), num total de 16,6 km. Ele foi dividido em três lotes para a licitação. Dois foram ganhos pelo consórcio OAS/Enterpa e um por Camargo Corrêa/Constran.
O valor total do contrato é US$ 97,5 milhões. O OECF (Overseas Economic Cooperation Found), ligado ao governo japonês, vai financiar parte das obras.
Desassoreamento
Apesar de o rio Tietê ter transbordado em diversos pontos ontem, com uma chuva que o próprio Daee não considerou "catastrófica", Nepomuceno disse que o trabalho de desassoreamento no local está a todo o vapor.
Para ele, as consequências da chuva de ontem teriam sido mais desastrosas se os trabalhos não estivessem sendo feitos.
"Muitos outros pontos teriam alagado", afirmou. Segundo ele, em todos os encontros com outros rios, como o Tamanduateí e o Aricanduva, o trabalho está bastante adiantado, o que evitou transbordamentos ontem.
"Já está em vigor o contrato de desassoreamento do rio por cinco anos." O trecho de 20 km onde estão sendo feitos os trabalhos vai do Cebolão à barragem da Penha.
"Há sete dragas em funcionamento pelo rio. Em um trecho do Limão (zona norte de SP), tivemos que colocar o equipamento dentro da água, de tanto material que havia para retirar", disse.

Texto Anterior: Marginal alaga e deixa motorista a 1 km/h
Próximo Texto: Via Dutra tem congestionamento de 11 quilômetros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.