São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matrícula para a 1ª série começa segunda

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Serão abertas na segunda-feira que vem as matrículas para a 1ª série do ensino fundamental (1º grau) nas escolas públicas da cidade de São Paulo. A rede estadual está fazendo matrículas para a 1ª série desde o início da semana no norte e oeste do Estado.
No interior do Estado, as próprias escolas estaduais podem informar as datas de matrícula. Na semana que vem é a vez da capital, Grande São Paulo e sul do Estado.
Esse escalonamento se deve à informatização do processo de matrícula. Se as 6.800 escolas estaduais fizessem as matrículas ao mesmo tempo, haveria risco de o sistema falhar.
As escolas municipais e estaduais da cidade de São Paulo têm calendário de matrícula conjunto. Essa modalidade impedirá que os pais inscrevam o filho em mais de uma escola.
As escolas da prefeitura não estarão ligadas on line (diretamente) ao computador central, mas ao final do dia será enviado à delegacia de ensino da região um disquete com as informações.
Na semana que vem, só serão aceitas matrículas de crianças com 7 anos completados até o dia 29 de fevereiro de 1998. Na semana seguinte, é a vez das crianças mais novas, se sobrarem vagas (leia quadro).
O deputado estadual Cesar Callegari (PSB) recorreu ao Ministério Público para garantir matrícula na 1ª série a qualquer criança entre 6 e 7 anos de idade. Para ele, a exigência do governo é inconstitucional.
A secretária de estado da Educação, Rose Neubauer, disse que as crianças mais novas devem ser matriculadas em pré-escolas e não no 1º grau.
É proibido por lei vincular a matrícula à cobrança de qualquer taxa. Mas os pais que desejarem podem contribuir com a Associação de Pais e Mestres da escola.
A garantia de vaga na 1ª série de ensino fundamental é por ordem de chegada. Os alunos que já estudam na rede pública, estadual ou municipal, têm matrícula automática e vaga garantida -exceto quando saem da 8ª série e vão para a 1ª série do ensino médio (2º grau).
(FR)

Texto Anterior: Indefinição pára municipalização em SP
Próximo Texto: Pais fraudam documentação para conseguir vagas em escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.