São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multicanal negocia venda para a Globo

Transação gira em torno de US$ 700 mi

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

Está praticamente fechada a compra da Multicanal pelas Organizações Globo. Os sócios Antônio Dias Leite Neto, fundo GP Investimentos (Banco Garantia) e a família do empresário Roberto Marinho estão acertando detalhes.
A transação é o maior negócio já feito no mercado de TV paga brasileiro. Segundo informações do mercado, a Globo estaria desembolsando cerca de US$ 700 milhões. Um alto executivo da empresa diz que a cifra está superestimada.
Cada um dos três sócios tem 33,3% das ações com direito a voto. Com a retirada do Garantia e de Dias Leite, a empresa ficará sob controle total da Globocabo, braço das Organizações Globo responsável pelos empreendimentos do grupo no mercado de TV paga.
Criada há seis anos, a Multicanal tem 11 operações de TV a cabo no país, com 638,8 mil assinantes. São sete empresas em São Paulo, uma em Belo Horizonte, outra em Campo Grande (MS) e duas em Goiás. Além disso, a empresa se prepara para disputar 60 novas concessões de TV paga.
Nenhum dos sócios faz comentários sobre a transação, alegando que a Multicanal é uma empresa de capital aberto e que qualquer comunicado terá de ser feito, primeiramente, às Bolsas.
Com a compra da Multicanal, as Organizações Globo consolidam seu domínio no mercado de TV paga e aumentam a distância em relação ao segundo colocado: o sistema TVA, do Grupo Abril.
Pela Lei da TV a cabo, a transferência do controle só pode ser consumada com aprovação do governo, no caso, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável pela fiscalização e regulamentação do mercado.
Internamente, no entanto, a Globo avalia que o acordo de acionistas da Multicanal seria suficiente para respaldar o negócio porque, pelo acordo, os três compartilham o controle. Assim, a Globo entende que a saída dos sócios não significaria mudança de comando.

Texto Anterior: Contrato futuro mostra normalidade, diz Morgan
Próximo Texto: Argentina envia proposta ao FMI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.