São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Já estamos na segunda fase', diz Zagallo

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A MARSELHA (FRANÇA)

O técnico do Brasil, Mario Jorge Lobo Zagallo, afirmou ontem em Marselha (sul da França) que já considera a seleção brasileira a vencedora do Grupo A na primeira fase da 16ª Copa do Mundo, na França, no ano que vem.
O Brasil terá como adversários Escócia, Marrocos e Noruega. Só dois times se classificam para as oitavas-de-final.
Ao contrário do que Zagallo temia, um "complô europeu", a chave do Brasil é uma das mais fracas da Copa.
Embora tenha reafirmado várias vezes o "respeito aos adversários", ele vibrou com o sorteio da chave do Brasil.
"Matamos três coelhos numa só cajadada", disse Zagallo.
Questionado sobre o seu hábito, na Copa dos EUA-94, de contar as partidas para a final e anunciar as que faltavam para a equipe ser campeã, ontem ele disse: "Faltam sete jogos para o Brasil ser pentacampeão mundial".
"Tenho confiança, mas tudo se decide no campo", afirmou Zagallo.
"Nos preparamos bem, enfrentando Inglaterra e País de Gales, da escola britânica. Por isso, teremos mais facilidade na estréia, contra a Escócia."
A seleção brasileira abre a Copa da França no dia 10 de junho contra os escoceses, às 12h30 (horário de Brasília), no estádio da França, em Saint-Denis, periferia de Paris.
Para Zagallo, o segundo adversário, o Marrocos, "vem evoluindo". O técnico lembrou, porém, que neste ano o Brasil já o venceu num amistoso.
Na sua opinião, a partida contra a Noruega será a mais dura. Até hoje, a seleção brasileira empatou um jogo e perdeu outro para a norueguesa. Neste ano, levou uma goleada de 4 a 2.
"Mas estávamos cansados, sentindo o fuso horário. Para a Copa, teremos tempo de nos preparar. Como será o terceiro jogo, vamos chegar embalados. A seleção brasileira estará de vento em popa."
"Foi bom ter caído com eles, vai ser a hora da verdade. Vamos faturar o primeiro lugar. Já estou pensando na segunda fase."
Previsões
Zagallo prevê que o segundo colocado no Grupo B, o oponente nas oitavas, seja Áustria ou Camarões. Ele previu a Itália como vencedora e não citou o Chile, que disputou a última Copa em 82, na Espanha.
O treinador, que alimenta a superstição de que o número 13 lhe dá sorte, estava eufórico.
Como a cidade de Marselha fica no departamento 13 da França, as placas dos carros começam com este número.
"Eu estava chegando ao estádio e só vi 13. Quer mais? Já descemos com sorte aqui."
Para ele, o Grupo C deverá classificar a França, com Dinamarca e África do Sul disputando o segundo posto. A Arábia Saudita, a ser treinada por seu amigo Carlos Alberto Parreira, "será eliminada".
"No D, não falo nada, mas destaco a Espanha." No E, Zagallo aposta na Holanda e na Bélgica. No F, na Alemanha e na Iugoslávia. No G, na Inglaterra, com Romênia e Colômbia equilibradas. "O H é moleza. Dá Argentina e Croácia."
O ministro Pelé (Esportes) também manifestou otimismo, mas alertou:
"A Escócia e a Noruega jogam um futebol pesado. Eu preferia que o Brasil tivesse os adversários da Argentina -Japão, Jamaica e Croácia. Mas devemos nos preparar para a final, e não para a primeira fase", afirmou.

Texto Anterior: Victor Ribas avança em etapa final do WQS; NBA afasta atleta por agredir técnico do time; Hingis segue vencendo no torneio de Frankfurt; Brasil vence 1º jogo em em torneio de futsal
Próximo Texto: O que há além do equilíbrio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.