São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que há além do equilíbrio

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A formação de um "grupo da morte", com Inglaterra, Nigéria, Brasil ou Argentina e mais uma seleção européia forte, acabou não acontecendo, mas outras coincidências marcam os grupos da Copa-98.
(MD)
*
Coroa - Noruega, Marrocos e Escócia, adversários do Brasil no Grupo A, são regidos por monarquias parlamentaristas.
Parceiros - Holanda e Bélgica, países vizinhos que estão juntos no Grupo E, estiveram no mesmo grupo na Copa dos EUA e nas eliminatórias para a Copa da França.
Conflitos - Os EUA mantiveram ou mantêm conflito com seus adversários do Grupo F. Combateu a Alemanha na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), liderou a ação da ONU na guerra civil na Bósnia-Herzegóvina (ex-república iugoslava) e tem estado em constante disputa com o governo do Irã, a quem acusa de estimular o terrorismo.
Revanche - Colômbia e Romênia, no Grupo G, estiveram no Grupo A da Copa-94. A Romênia venceu o jogo por 3 a 1.
Estreantes - Três das quatro seleções que disputam a primeira Copa do Mundo, Jamaica, Japão e Croácia, estão no Grupo H, com a Argentina.
Experiência - O Grupo E é o único que reúne quatro seleções que estiveram na última Copa: Holanda, Bélgica, Coréia do Sul e México.
Carimbo - Três seleções caíram no mesmo grupo que na Copa de 1994: Camarões (B), Nigéria (D) e México (E).
Equilíbrio - A Inglaterra, única seleção a vencer uma Copa que não era cabeça-de-chave, não caiu nos grupos liderados por campeões mundiais (Alemanha, Argentina, Brasil e Itália) nem pela França, a sede.
Caminho livre - Se Brasil, Inglaterra, França, Itália e Alemanha vencerem seus grupos, o Brasil não enfrenta as demais antes da final.
Rivalidade - O primeiro jogo entre seleções do mesmo continente será Holanda x Bélgica, dia 13 de junho.
Olímpicos - O Grupo D tem os dois últimos campeões olímpicos: Nigéria (Atlanta-1996) e Espanha (Barcelona-1992).
Final - Se um for primeiro do grupo e o outro segundo, Itália e Brasil, finalistas em 94, se enfrentam nas oitavas-de-final.

Texto Anterior: 'Já estamos na segunda fase', diz Zagallo
Próximo Texto: Apenas os noruegueses falam em jogo duro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.