São Paulo, sexta-feira, 5 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras quer resgatar 'honra' de SP

DA REPORTAGEM LOCAL; FREE-LANCE PARA A FOLHA

A partir da próxima semana, o Palmeiras vai tentar diminuir uma das poucas "manchas" no currículo do futebol paulista, que domina o cenário nacional com nove títulos do Campeonato Brasileiro.
A equipe de Luiz Felipe Scolari busca repetir o feito do Palmeiras de 1972, quando Ademir da Guia comandou a conquista do Brasileiro, superando o Botafogo.
Foi o único triunfo de uma equipe paulista sobre uma carioca em decisões do torneio de futebol mais importante do país.
No total, os cariocas venceram três finais. Em 1983, o Flamengo venceu o Santos. Em 1989, foi a vez do Vasco bater o São Paulo. A última derrota foi em 95, quando o Santos perdeu para o Botafogo.
Os times de São Paulo conquistaram seis dos seus nove títulos em decisões contra times do Estado.
Além do Palmeiras, em 72, o São Paulo contra o Atlético-MG, em 77, e novamente o Palmeiras, contra o Vitória, em 94, conseguiram vencer equipes de outros Estados.
Os cariocas têm um desempenho melhor. Dos seus oito títulos, seis foram contra times de "fora".
Nos confrontos entre paulistas e cariocas neste Brasileiro, a vantagem também é dos times do Rio -venceram 15 partidas, empataram 9 e perderam 11.
O que conta a favor do Palmeiras é seu retrospecto em jogos contra times cariocas. Na história do campeonato, o time venceu 38 jogos, empatou 25 e perdeu 23.
Nos confrontos diretos entre Palmeiras e Vasco, o desempenho dos paulistas também é melhor.
Até agora foram 21 partidas entre os dois times, com 10 vitórias do Palmeiras e 6 empates.
Mesmo jogando no Rio, o Palmeiras tem resultados melhores. Quatro das suas vitórias foram jogando em São Januário ou no Maracanã -40% do total.
O Vasco venceu o Palmeiras em São Paulo apenas duas vezes.
O Palmeiras chega à final com uma campanha igual na segunda fase. Jogando no grupo mais equilibrado, o time tem até agora os mesmos 13 pontos do rival.

Texto Anterior: Na telinha; Na telona; Fora das telas; No ringue
Próximo Texto: Treinador escala reservas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.