São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação previne hepatite A

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os pais que desejam evitar que seus filhos se contaminem com a hepatite do tipo A nas férias ainda têm tempo de vacinar as crianças.
A hepatite A é uma doença provocada por um vírus. Ela é mais comum em locais com condições sanitárias (rede de esgoto e água encanada) mais precárias.
A doença se manifesta de duas a três semanas após a contaminação. Os sintomas mais comuns são febre, moleza, diarréia, náusea, vômito e falta de apetite. A coloração amarela da pele (icterícia) não é dos sinais mais frequentes.
Existe uma vacina que pode prevenir a doença. Segundo Charles Schmidt, pediatra e diretor da clínica Vacine, duas semanas antes da viagem é tempo suficiente para garantir proteção contra a doença. Um reforço deve ser feito seis meses depois da primeira dose.
Segundo Schmidt, apesar da bula recomendar que a vacina seja dada depois dos dois anos de idade, não há problemas em vacinar crianças a partir do primeiro ano de vida. A vacina é segura e raramente produz efeitos colaterais. O custo está ao redor de R$ 50.
Adultos também podem ser vacinados. Entretanto Schmidt diz que, no nosso meio, a maioria já entrou em contato com o vírus e está protegida de nova infecção.
Uma pesquisa do laboratório Lavoisier, feita em São Paulo, com o sangue de 1.500 adultos, mostrou que 85% já têm anticorpos (proteção) contra a doença. Um exame de sangue pode ser feito para saber se o adulto já está protegido.
(JB)

Texto Anterior: Secretária 'suspeita' de água e camarão
Próximo Texto: Psicólogos ajudam doentes internados; Faculdade tem estágio de ecocardiografia; Inchaço em pés e mãos é tema de palestra; Saber "ver de lado" ajudaria no futebol; Livro analisa aumento benigno da próstata; Terapia familiar tem ajuda de consultor; Médico deve alertar paciente de riscos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.