São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hora de escolher

TELÊ SANTANA

Depois de conhecidos os adversários do Brasil na Copa, mesmo a seleção não estando num grupo difícil, creio que seja a hora de o Zagallo escolher os atletas que vão à Copa. Ele tem que firmar uma equipe titular e treiná-la.
O Zagallo precisa de um tempo para a preparação. Nas duas vezes que eu dirigi a seleção, o Brasil passou pelas eliminatórias e, por isso, já tinha uma base praticamente definida.
Isso não acontece agora.
O problema da seleção, por incrível que pareça, é o excesso de bons atacantes, como Ronaldinho, Romário, Bebeto, Edmundo, entre outros.
O clima de rivalidade entre eles logo vai surgir, devido à indefinição de Zagallo.
Eu acho que ele vai deixar o Edmundo fora. E pela fase que esse jogador está atravessando, não seria justo. É só cuidar do destempero emocional do Edmundo que ele pode ser muito útil.
*
Não há como negar que os favoritos ao título, além do Brasil, são conhecidos: a França, por estar jogando em casa; a Itália, pela tradição de sempre fazer bons papéis em Copas do Mundo; a Argentina, mesmo sem Maradona; e a Alemanha, pela tradição e por seu futebol competitivo.
Coloco ainda a Nigéria, a Iugoslávia e a Croácia como seleções com potencial para figurar entre as finalistas.
*
É merecido uma final do Campeonato Brasileiro entre o Palmeiras e Vasco .
O Vasco manteve um nível muito bom durante o torneio. O Palmeiras provou que sempre consegue montar uma boa equipe. Mas o Vasco tem o Edmundo, que carrega o time. Fazer três gols num clássico como o de quarta contra o Flamengo é muito difícil. Ele pode ser o fator de desequilíbrio a favor do Vasco.
*
O América-MG está a uma partida de ascender à primeira divisão do Brasileiro.
Merece elogios o trabalho da diretoria do clube.
O time, quase todo formado em casa, com o reforço de jogadores como o Tupãzinho e o Boiadeiro, teve apoio e estrutura para conseguir realizar essa bela campanha.

E-mail: tele@gold.com.br
O técnico Telê Santana, 65, escreve na Folha aos domingos

Texto Anterior: Lopes busca seu 1º título do Brasileiro como técnico
Próximo Texto: Brasil esportivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.