São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passado reconhece grupo da Alemanha

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo mais forte da Copa do Mundo da França, pelo menos em termos de currículo, é o F, que reúne a favorita Alemanha, a Iugoslávia, os EUA e o Irã.
A Folha estabeleceu um índice para definir a tradição dos grupos. Somou os pontos de cada seleção no ranking da Fifa com conquistas em todos os Mundiais e todas as Olimpíadas desde 1928, a última antes da primeira Copa -1930.
Em cada Copa, foram atribuídos 40 pontos ao campeão, 20 ao vice, 10 a cada semifinalista, e 2 aos demais participantes.
Em disputas de Jogos Olímpicos -que hoje admitem apenas três jogadores maiores de 23 anos-, foram atribuídos 30 ao campeão, 15 ao vice e 7 aos semifinalistas.
Assim, especialmente devido à participação da Alemanha em Copas -três títulos, três vices e três semifinais- e das medalhas de prata olímpicas da Iugoslávia, o grupo F acumulou 586,65 pontos.
Em segundo ficou o Grupo A, o encabeçado pelo Brasil (541,41).
A maioria dos pontos se deve à participação brasileira em Copas (quatro títulos, um vice-campeonato e três semifinais) e em Olimpíadas, com duas medalhas de prata e outras duas semifinais.
O Grupo D, que aparece como o mais equilibrado da Copa, só não ficou em último lugar nesse ranking devido às conquistas olímpicas de seus participantes.
Espanha e Nigéria conseguiram as duas últimas medalhas de ouro (Barcelona-92 e Atlanta-96, respectivamente), e a Bulgária já foi medalha de prata. Com os pontos olímpicos, ele sobe para 347,96, em quinto lugar entre os oito.
O grupo com menor pontuação (323,65) é o C, justamente aquele que tem o país-sede, a França. É também aquele que tem menor número de participações em Copas, 11. Das quatro seleções, apenas a França tem alguma tradição, pois foi duas vezes semifinalista da Copa e uma vez ouro olímpico.
Logo acima do C está o E, com 330,49 pontos. Se, por um lado, Holanda, duas vezes vice-campeã mundial, e Bélgica, semifinalista uma vez, contribuem com alguns pontos, México e Coréia do Sul já estiveram 14 vezes em Copas ao todo e nada fizeram de destaque.
No Grupo H, a Argentina, praticamente sozinha, assegurou o quarto lugar, com 393,07 pontos, dado que Jamaica, Japão e Croácia ainda buscam um lugar no cenário internacional.
As colocações dos demais grupos são: B, terceiro lugar, com 506,57 pontos; G, sexto, com 333,58.
Em termos gerais, o critério adotado pela Folha premia a participação das três seleções mais importantes do futebol mundial: Brasil, Alemanha e Itália, que, juntas, respondem por 10 dos 15 títulos mundiais, 6 vice-campeonatos e mais 9 lugares nas semifinais.
(MD)

LEIA MAIS sobre a Copa do Mundo da França e sua disputa à pág. 4-14

Texto Anterior: Grupos levam a uma final continental
Próximo Texto: Grupo A
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.