São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torta da vó Rita

RITA LOBO

No Natal, mantenha a tradição com as nozes
Certa vez, conheci uma família americana que, ao invés de peru, servia codorna no Natal. Mas, em geral, as ceias são sempre parecidas, isto é, cada família tem sua receitinha especial: um recheio diferente para o peru, a farofa que só a tia sabe fazer, o arroz com passas e castanhas e assim por diante.
Na minha família, as ceias têm sido iguais desde sempre. Mas é fácil de entender o porquê: só de primos, são 20 e tantos. Já pensou ter de cozinhar para mais de 60 pessoas e ainda ficar inovando a cada ano? A vantagem é que as receitas natalinas da minha avó Rita já se tornaram tradicionais para nós. Para mim, Natal sem a torta de nozes dela não é Natal.

Receita
Torta de Nozes do Natal
Para a massa
. 500 g de açúcar
. 500 g de nozes, sem casca
. 6 colheres rasas (de sopa) de farinha de rosca
. 12 ovos

Para o recheio
. 250 g de açúcar
. 1 copo de água
. 1 vidro de leite de coco
. 6 gemas

Para a cobertura
. 6 claras em neve
. 12 colheres de açúcar
Bata as claras em neve e junte o açúcar.

Como preparar
A massa
Preaqueça o forno a 190 graus. Unte duas fôrmas retangulares com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma a uma, e o açúcar. Sem parar de bater, adicione as nozes moídas. Por último, misture a farinha de rosca. Asse nas duas fôrmas por cerca de 20 minutos.
O recheio
Leve a água com açúcar ao fogo até formar uma calda. Retire do fogo, junte o leite de coco e deixe esfriar. Passe as gemas por uma peneira e misture na calda fria. Volte ao fogo brando, sem parar de mexer, até engrossar (ponto de geléia). Para a cobertura, bata as claras em neve e junte o açúcar.
Montagem
Desenforme as massas. Espalhe a baba de moça sobre uma e coloque a outra por cima. Espalhe a cobertura por toda a torta e enfeite-a com nozes inteiras, ou polvilhe com nozes picadas.

Dicas Quentes
. Para desenformar, coloque papel manteiga na assadeira e passe manteiga e farinha de rosca em cima dele
. Na hora de fazer o recheio, tome cuidado para que a calda não encaroce e vire bala de coco. Deixe a água com açúcar em ponto de fio (puxe com a colher até ficar parecendo um fio pendurado).

Texto Anterior: Presenteando com garrafas
Próximo Texto: Tomara que pegue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.