São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997
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Civic nacional passa em teste "local"

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Honda Civic brasileiro não deixa nada a desejar à versão importada. O carro, que desde outubro está em produção em Sumaré (130 km de São Paulo), manteve o padrão do modelo que, até setembro, vinha dos EUA. E o melhor: ficou mais barato. A versão testada, a mais completa (EX) com câmbio manual, custa R$ 35,7 mil. Não é possível comparar esse preço com o do importado, que só era trazido com câmbio automático. Esse modelo baixou de US$ 39.855 (cerca de R$ 43,8 mil) para R$ 37.819, uma queda de 13,7%.
Além de se aproximar do bolso do consumidor brasileiro, o Civic recebeu algumas adaptações às condições severas das ruas e estradas nacionais: a suspensão foi recalibrada, a barra estabilizadora cresceu e o sistema de freio ficou mais sensível ao toque no pedal.
As alterações deram resultado, e o Civic nacional parece conhecer o piso brasileiro desde criança: os buracos são assimilados com certa facilidade e não há maiores problemas para passar em lombadas e ao entrar e sair de garagens, o que não acontecia com a versão importada.
O interior do Civic, apesar de simples e sem muito requinte, tem acabamento de bom gosto e sem falhas. O tecido cinza dos assentos ganhou tonalidade mais escura, conforme solicitação dos consumidores brasileiros detectada em pesquisa feita pela Honda.
A marca aposta no grande número de equipamentos de série do Civic. A versão EX, de R$ 35.694, tem tudo: desde acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores, passando por rodas de liga leve e ar-condicionado, até freios antitravamento ABS, airbag duplo (bolsa que infla em acidentes) e piloto automático. Por sinal, o Civic é o primeiro nacional a ter airbags de série em todas as versões.
O Vectra GLS, de 4,47 m (2 cm a mais que o Civic), com os mesmos itens, exceto piloto automático, custa R$ 37.589. Além disso, o Chevrolet tem 110 cv, 17 cv a menos que o Civic. A favor, o Vectra traz o interior mais requintado.
Outro adversário de peso para o Civic é o Chrysler Neon LE 2.0. O carro americano custa US$ 27,9 mil. O motor é mais potente (130 cv), e a transmissão automática é item de série. Por outro lado, é 9 cm menor e não traz piloto automático nem rodas de liga leve.
O Civic brasileiro conta ainda com duas versões mais baratas: LX, de R$ 29.526, e LX B, de R$ 27.526, desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro.
A versão LX não traz piloto automático, rodas de liga leve e luz de leitura. A LX B vem sem esses itens e ainda sem ar-condicionado.
O Vectra também é encontrado numa versão mais simples, a GL, que custa R$ 24.397. O mesmo acontece com o Neon. A versão LE com motor 1.8 custa US$ 26.250.

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