São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço completo; Azul e vermelho; Longe dos juros; Guerra prolongada; Vendendo o peixe; Atração estrangeira; Fechando brechas; Dança das cadeiras - 1; Dança das cadeiras - 2; Nem dado; Comportamento desigual; Com antecedentes; Saindo do papel; A pioneira; Em expansão; Unindo forças; Espelho meu; Jóia colorida

Serviço completo
Segundo levantamento da Austin Asis, com base no balanço de setembro de 213 empresas, o endividamento geral (que contabiliza também o com fornecedores) cresceu -passando de 59,2%, em 96, para 73,3%, em 97-, enquanto as dívidas junto a bancos caíram -de 23,7% para 22,8%.

Azul e vermelho
Segundo a Austin Asis, os setores mais endividados junto a bancos são: material de transporte (83%) e mecânico (66,4%). Os que menos devem são: editorial e gráfico (1,1%) e holdings (10,8%).

Longe dos juros
Para Mário Lopes Coelho, da Austin Asis, o crescimento do endividamento geral e a queda do bancário (também chamado de oneroso) mostram que as empresas já vinham buscando alternativas para escapar dos juros altos.

Guerra prolongada
Ricardo Mansur e seus advogados estão se preparando para uma longa batalha contra os acionistas minoritários do Mappin. Avaliam que o debate vai se arrastar tanto na CVM quanto na Justiça.

Vendendo o peixe
O governo paulista recebe hoje visita de delegação de empresários dos Emirados Árabes Unidos. No encontro, do qual participam dois secretários, Montoro Filho e Kapaz, será apresentado o programa paulista de privatização.

Atração estrangeira
Levantamento da KPMG mostra que cresceu a participação dos estrangeiros na aquisição de empresas de seguros no Brasil nos primeiros nove meses de 97 contra igual período de 97. Foram de três para 12, de um total de transações de, respectivamente, 10 e 20.

Fechando brechas
O pacote fiscal vai acabar com uma operação financeira que driblava o IR e multiplicava os ganhos de uns poucos e grandes investidores privilegiados. Operações de "swap" com base na remuneração da poupança -que é isenta- vão pagar 20% de IR.

Dança das cadeiras - 1
O Grupo Arcor, um dos maiores da Argentina e com forte atuação no mercado brasileiro de guloseimas, tem novo diretor-geral no Brasil: Nelson de Oliveira Alves Filho, ex-Lacta e ex-Tobler. Meta: consolidar a marca no país.

Dança das cadeiras - 2
Contratado pelo Grupo Socma, um dos maiores argentinos, Armando Fernandes Júnior acaba de assumir a presidência da Itron do Brasil, que atua nos segmentos de informática e telecomunicações.

Nem dado
Fato inédito e exemplar. Redes de lojas têm recusado proposta de parte da indústria para entregar mercadorias para o Natal em consignação. Não querem arcar com os custos de frete e seguros.

Comportamento desigual
A CNI divulga nesta semana os indicadores de outubro, mostrando um comportamento de vendas da indústria para o comércio bastante díspar nos Estados. Comparando ao mesmo mês de 96, as vendas crescem 16% em São Paulo e caem 21,77% no Amazonas.

Com antecedentes
A queda das vendas no Amazonas, um dos principais pólos da indústria de eletroeletrônicos do país, é um sinal de que as dificuldades do setor eram anteriores ao pacote -que as acentuou.

Saindo do papel
Com projeto da Cesp, a OPP e o Grupo Ultra abrem hoje os envelopes para a escolha da empresa que vai construir a termoelétrica de Paulínia (SP). Pelo menos dois grupos disputam a obra: a japonesa Marubeni e a ABB.

A pioneira
A termoelétrica de Paulínia será a primeira a usar o gás da Bolívia e começa a operar em 98.

Em expansão
O gasoduto Brasil-Bolívia é tema de seminário hoje em Campinas. O gás responde por 2,4% do consumo atual de energia primária. De acordo com a Petrobrás, no ano 2000 serão 10%.

Unindo forças
A ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários) vai realizar o 1º Encontro de Portos e Terminais Privados do Mercosul. Meta: traçar uma estratégia comum.

Espelho meu
A Editora Vozes reúne no Rio alguns dos mais importantes pensadores da esquerda brasileira. Lança a coleção "Zero à Esquerda".

Jóia colorida
A Amsterdam Sauer acaba de lançar sua coleção 98. Acompanha tendência internacional de variedade nos tons de ouro.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: Consórcio quer revisão de regra
Próximo Texto: Maria da Conceição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.