São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instauração ganha corpo e espaço em eventos na cidade

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O termo "instauração" pode deixar de ser tão obscuro a partir de amanhã, quando a cidade abrigar dois eventos que têm no conceito sua maior atração.
A Casa Triângulo abrirá sua última mostra do ano, comemorativa de seus nove anos de existência, e traz como principal destaque uma instauração de Laura Lima.
A M.Officer inaugurará seu estúdio e loja na r. Oscar Freire com vídeo de Arthur Omar, que registrou a instauração "Há Sereias", de Tunga, durante desfile da grife este ano.
O conceito requer alguma explicação, por mais redutiva que qualquer intermediação da arte por um discurso que não seja sensorial ou poético possa ser.
O termo foi elencado pela curadora Lisette Lagnado em artigo no caderno Mais! de 13 de abril deste ano como um dos conceitos fundamentais para a arte contemporânea nos dias de hoje e no futuro próximo.
Segundo Lagnado, foi o próprio Tunga quem deu vida ao termo com suas "Xipófagas Capilares" (1981), obra em que duas adolescentes se movimentavam unidas por seus cabelos.
O conceito foi cunhado como alternativa à performance e à instalação e um híbrido dessas duas categorias, pois elas guardam dois momentos: um dinâmico e outro estático.
Instauração não é representação, mas apresentação. Nela, o artista renuncia ao caráter intimista da performance ao abrir mão da exposição de seu próprio corpo. Ao optar pelo corpo do outro, retira a atenção do espectador em relação às experiências pessoais do artista.
O termo nega também a característica efêmera da performance, já que deixa resíduos. Esses funcionam como memória de uma ação, mas não como ambiente, o que lhes tira o caráter de instalação.

Mostra: exposição comemorativa do 9º aniversário da Casa Triângulo
Artistas: Albano Afonso, Daniel Acosta, Giorgia Volpe, Jarbas Lopes, José Bento, Marcelo Krasilcic, Paulo Whitaker, Roberto Bethônico, Rosana Monnerat, Vicente de Mello, Sandra Cinto, Marco Paulo Rolla, Sérgio Romagnolo e Laura Lima
Onde: Casa Triângulo (r. Bento Freitas, 33, Centro, tel. 011/220-5910)
Vernissage: amanhã, às 21h
Quando: de 10 a 20 de dezembro; de segunda a sábado, das 13 às 19h

Evento: Inauguração do estúdio M.Officer, com o vídeo "A Última Sereia"
Onde: Estúdio M.Officer (r. Oscar Freire, 944, Jardins)
Abertura: amanhã, às 20h

Texto Anterior: Alberto Dines revê a trajetória da imprensa do Brasil desde 1917
Próximo Texto: Casa Triângulo faz aniversário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.