São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997 |
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A TV ABERTA NA SARJETA Meninas de apenas quatro anos rebolando sobre garrafas como se fossem chacretes, mulheres nuas servindo de bandeja para o repasto de atores num restaurante japonês, deficientes físicos submetidos a situações humilhantes ou um hermafrodita que tem as fotos de sua genitália expostas diante das câmeras. Essas apelações e vulgaridades passaram a integrar a programação das grandes emissoras da TV aberta no país, a ponto de se transformarem no principal eixo da chamada "guerra pela audiência". Faz parte dessa escalada de degradação do nível da TV o fato de os programas estarem também funcionando como cassinos eletrônicos. Sorteios que deveriam beneficiar instituições filantrópicas são usados para estimular a prática do jogo e alimentar no espectador, por meio de uma propaganda tão ostensiva quanto enganosa, a ilusão do ganho fácil. É sintoma dessa perda de parâmetros mínimos de civilidade o fato de que o apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho, esteja sendo leiloado por pelo menos duas emissoras e que seu passe esteja hoje fixado em altíssimos valores. Ratinho é uma espécie de caricatura de um padrão baixo de programação que, ao que parece, vai se tornando hegemônico a cada dia. Uma das explicações mais plausíveis para o fenômeno é a entrada das chamadas TVs por assinatura no país. Mais sofisticadas e voltadas a um mercado segmentado, elas teriam estimulado as grandes redes a apelar para formas popularescas, a fim de preservar a audiência. Mas, seja qual for a razão, o fato é que se criou um mal-estar na sociedade diante das aberrações da TV. A pior resposta a isso seria a volta de qualquer forma de censura sobre a programação. O desafio está em encontrar maneiras democráticas de reagir a essa situação, buscando soluções que não coloquem em risco a liberdade de expressão, mas que contemplem os direitos básicos de cada família e de cada cidadão. Texto Anterior: O AMBIENTE E OS PAÍSES RICOS Próximo Texto: A 123, fábrica de liberdade Índice |
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