São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu expõe hábitos tribais

DA ENVIADA ESPECIAL

Perto do lodge Lianshulu, o Lizauli Traditional Village é uma espécie de museu vivo, em que a comunidade mostra seus costumes, festas e instrumentos.
Enquanto a guia Likeleli Noricah explica como os apetrechos funcionam, sua filha Maria dorme em um pedaço de pano amarrado nas costas de Noricah.
A guia mostra armadilhas para pegar peixes e gatos selvagens.
Um instrumento musical, espécie de fusão de violino e gaita, espanta os maus espíritos. Outro imita o som dos hipopótamos.
Os diferentes tipos de dança exclusivos para cada situação também são demonstrados: uma espanta as doenças, outra ajuda um solteirão a escolher uma mulher.
A apresentação mais engraçada é a que mostra um ritual comum na "delegacia" da tribo. Os turistas participam da encenação para que entendam como é realizado o julgamento de um "réu". Ao final do interrogatório, em que participam a vítima, o acusado (um turista) e o delegado, o juiz (também um turista) dá a sentença final.

Texto Anterior: Parques nacionais tomam 15% do território
Próximo Texto: Elefantes são o foco de safári fotográfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.