São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elefantes são o foco de safári fotográfico

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA

No Parque Nacional Chobe, em Botsuana, os animais não ficam tão distantes do turista, e o elefante de novo é a principal atração. A diferença agora é que o animal aparece acompanhado. Dezenas deles tomam banho no rio Chobe e brincam na água, em uma das cenas mais africanas de toda a viagem. Turistas fanáticos por fotografia parecem ter compulsão no dedo indicador e apertam o botão da máquina repetidas vezes para tentar registrar todas as posições dos paquidermes, como se depois fossem usar os negativos para fazer um filme. Os animais levantam as trombas, brincam de guerra d'água, parecem até se beijar.
A cena pode ser apreciada a partir de um passeio de barco pelo rio, ou de dentro de um carro aberto, utilizado especialmente para safáris fotográficos.
É possível reservas ambas as atividades no Chobe Safari Lodge, que fica dentro do parque.
Nos safáris "terrestres" os elefantes podem surgir de novo, mas dessa vez tomando banho de lama. A prática afasta parasitas dos animais, e a terra cria um abrasivo extra que ajuda o paquiderme a se coçar contra as rochas e as árvores.
Nos safáris também podem surgir leões -acompanhados de filhotes-, gazelas, crocodilos, cachorros-do-mato (animais raros), búfalos, babuínos, hipopótamos, entre outros animais. Nesses passeios, vêm-se turistas de todas as idades e nacionalidades.
Os mais corajosos e que não fazem questão do conforto de um lodge acampam entre os javalis. Ver esses porcos-do-mato não é difícil, pois eles pastam de joelhos nos próprios jardins do lodge.
O Parque Nacional Chobe é um dos locais com maior variedade de fauna selvagem de Botsuana. Localizado ao norte do país, quase na fronteira com a Namíbia, possui uma vegetação densa e verde.
A área tornou-se parque nacional em 1968, depois da independência do país.

Chobe Safari Lodge - Tel. (00-267) 650-336; fax: (00-267) 650-437

Texto Anterior: Museu expõe hábitos tribais
Próximo Texto: Botsuana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.