São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todos os caminhos levam a sola do sapato

DO "THE INDEPENDENT ON SUNDAY"

A tentação de "fazer" Roma do Vaticano até a Fontana di Trevi nos toma conta, mas seja cuidadoso ao gastar a sola do sapato nas igrejas barrocas.
Conheça alguns pontos indispensáveis para o marinheiro de primeira viagem com pouco tempo em Roma -mas não se esqueça das propriedades revitalizantes de um demorado almoço italiano.
* Piazza di Spagna: visite essa praça num sábado e você precisará da sorte para conseguir ver suas lendárias escadarias. Casais enamorados, turistas e consumidores contumazes dominam essas escadarias às centenas.
* Fontana di Trevi: desvie das moedas voadoras arremessadas na mais famosa fonte romana. Visitantes supersticiosos jogam moedas de lira por sobre os ombros para garantir que retornarão.
* Panteão: depois de séculos de profanação e um catálogo de donos que começa com Marcus Agrippa, em 27 a.C., o Panteão até que está bem. Seu enorme domo continua ranqueado como uma das mais importantes façanhas da antiga arquitetura romana.
* Piazza Navona: contém nada menos que três fontes, incluindo a aclamada Fontana dei Fiumi. Essas úmidas obras-primas são flanqueadas por belos palácios barrocos e pelos artistas de rua.
* Museus de São Pedro e do Vaticano: crave pelo menos uma manhã livre para visitá-los. Eles são uma justa lembrança da cidade. Se você planeja uma audiência com o papa, elas geralmente acontecem às 10h das quartas-feiras. Para comparecer, você deve obter uma autorização nos escritórios papais, situados à direita da praça de São Pedro. Faça o pedido na segunda ou na terça-feira anteriores.
* Coliseu: a condição desse icônico cartão-postal de Roma diz muito sobre os problemas gerados pela poluição e pelo tráfego da cidade. A entrada continua gratuita, a menos que você resolva subir aos níveis superiores.
Vizinhos do Coliseu, o Fórum Romano e a colina do Palatino eram o centro da Roma antiga. Mirando o Fórum está a Piazza dei Campidoglio, cercada por três palácios desenhados por Michelângelo, e os museus Capitolinos.
O centro atual de Roma está a uma caminhada pela Via dei Fori Imperiali, que é belamente iluminada à noite.
* Catacumbas: a teoria que "todos os caminhos levam a Roma" provavelmente foi criada ao longo da Via Appia. Essa antiga estrada é ladeada por tumbas romanas, entre as quais a mais notável é a catacumba de São Calixto, situada no número 110 da Via Appia.
Esses túneis abrigam os sepulcros de cerca de 500 mil pessoas, incluindo vários papas.
* Igrejas: Roma tem mais delas do que qualquer outra cidade na Terra (pelo menos a cidade reivindica esse título).
Decoração suntuosa e mosaicos delicadamente elaborados são comuns na maioria das basílicas, entre as quais as mais notáveis são a catedral de Roma, a San Giovanni Laterano e a basílica di Santa Maria Maggiore.
Você vai encontrar esta última ao sul da estação Termini, no entroncamento da Piazza Santa Maria Maggiore com a Via Merulana.
Menos frequentada pelos turistas é a basílica Santa Maria degli Angeli, na Piazza della Repubblica. A vida dessa igreja começou no século 4º. Era um dos grandes banhos da Roma antiga e foi mais tarde redesenhada em um local de preces por Michelângelo.
Mais recentemente, ela abrigou o funeral de Gianni Versace.

Texto Anterior: PACOTES
Próximo Texto: Coma como os romanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.