São Paulo, segunda-feira, 8 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elefantes sustentam população

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA

Procurar elefantes no vale do rio Huab é o principal programa dos turistas que se hospedam no Damaraland Camp. Nem sempre os paquidermes aparecem. De qualquer forma, é divertido perseguir seus rastros -fezes e pegadas- em meio à aridez local. Tão árida que o leito do rio só tem água uns cinco dias por ano.
Para evitar que os animais sintam sede e se afastem da região, a comunidade lhes traz água. Mas, no passado, os elefantes eram inimigos da população. Eles destruíam as plantações e pisavam em tudo o que viam pela frente.
A comunidade da região passou a ver nos elefantes uma fonte de renda depois que se associou à Wilderness Safaris e montou o Damaraland Camp, em julho do ano passado.
A Wilderness administra o acampamento. Os moradores da região contribuem com a mão-de-obra e recebem uma porcentagem dos lucros por causa da utilização do terreno. Depois de 10 anos, têm o direito de tornar-se proprietários do local e devem decidir se a Wilderness continua gerenciando o estabelecimento.
O gerente do acampamento, Lumley Alexander Hulley, diz ter planos de oferecer cursos e treinamento para a população local.
Os moradores guiam os hóspedes durante safáris e caminhadas e dão explicações sobre a vegetação local, que lembra vagamente os cactos do Nordeste brasileiro.
No último dia 16 de novembro, a Associação Britânica de Escritores de Turismo concedeu ao Damaraland Camp a segunda colocação como melhor ecoprojeto mundial.
Os critérios foram o desenvolvimento sustentado da comunidade, a sensibilidade em relação ao meio ambiente e o apelo aos turistas. O vencedor do prêmio foi a cidade de Dubrovnik, na Croácia, por ter sido reconstruída após a guerra civil que assolou o país.

Texto Anterior: Windhoek herdou a limpeza dos alemães
Próximo Texto: 'Hóspede' pode ser peçonhento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.