São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regionais usam tabela única de propinas

JOÃO RENATO BRAJAL
EDSON MONTEIRO

JOÃO RENATO BRAJAL; EDSON MONTEIRO
DA "FOLHA DA TARDE"

As administrações regionais têm "tabela" para determinar o preço de propinas que garantem a liberação de placas e faixas irregulares. A informação foi dada por Aguinaldo Quaia, que se diz chefe de apreensão da Regional da Freguesia do Ó, em conversa com o repórter da "Folha da Tarde", que se identificou como corretor de imóveis. Leia os principais trechos:
*
Aguinaldo Quaia - Então, como é que você quer fazer, diga aí.
Repórter - A gente quer colocar pelo menos 30 placas.
Quaia - É o seguinte: 15 paus (R$ 15) por cavalete. Paga para mim e para um outro rapaz que trabalha comigo, desde que façam um acerto com o Cleber. Porque o Cleber (...) também passa com caminhão e, se não tiver acerto, ele também leva a placa.
Repórter - Sei...
Quaia - O Cleber tem autonomia, ele passa em todas as regionais. Se o Cleber não passar, automaticamente ninguém vai mexer com cavalete. Você vai colocar o cavalete na sexta e vai ficar direto, não é isso?
Repórter - É, é isso. (...) Tem uma empresa que vai colocar as placas para a gente.
Quaia - No sábado, você traz a perua aí, a gente conta quantas placas tem. Segunda ou terça-feira a gente se fala.
Repórter - E na Vigilância (Urbana)?
Quaia - Eu falei que é 15 paus por cavalete e esse preço é cobrado por todas as regionais. É 15 paus por cavalete e 25 paus (R$ 25) por faixas.
Vereadora
A vereadora Maria Helena (PL) disse ontem que vai apurar as denúncias de corrupção na Regional da Freguesia do Ó, controlada por ela. "Já abri três sindicâncias desde que ganhei essa regional e vou abrir mais uma." Ela "assumiu" a regional em janeiro.
Ela não confirma que Aguinaldo Quaia seja o chefe da apreensão. "Não conheço, mas se estiver envolvido, será afastado."
Para a vereadora, uma forma de acabar com a corrupção nas regionais é acabar com o loteamento dos órgãos entre os vereadores. "Acho que vou sugerir isso."

Texto Anterior: Decon começa a apurar 'caso das placas'
Próximo Texto: Secretaria começa a interrogar suspeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.