São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 90, Niemeyer é tema de exposição

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Arquiteto maior de formas inovadoras, Oscar Niemeyer completa 90 anos no dia 15 de dezembro e tem sua obra e pensamento contados em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
A exposição "Oscar Niemeyer: a Arquitetura e a Vida" reúne cinco grandes painéis com textos, desenhos e fotografias do arquiteto e de alguns de seus mais importantes projetos no Brasil e no exterior.
Um dos painéis focaliza o mais novo projeto, encomendado pela Prefeitura de Niterói: o "Caminho Niemeyer", em um trecho de 3 km que vai do museu à estação das barcas Rio-Niterói. Nesse trecho, está prevista a construção de um teatro, restaurante, capela, da futura sede da Fundação Oscar Niemeyer, da Catedral Metropolitana e da Igreja Batista.
Para os demais painéis, o próprio Niemeyer escreveu um texto sobre sua trajetória, ilustrado com desenhos e fotografias. A Prefeitura de Niterói e a Fundação Oscar Niemeyer promovem a mostra. Visitas guiadas para grupos podem ser marcadas com antecedência.
Nascido no Rio, Niemeyer foi um dos responsáveis, no início de sua carreira, pelo projeto definitivo do prédio da antiga sede do Ministério da Educação, no centro.
Em 1942, projetou o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Teve participação no projeto da sede da ONU, em Nova York. A sede do Partido Comunista Francês é outra de suas obras normalmente citadas.
Niemeyer é também reverenciado internacionalmente pelos projetos da catedral e dos palácios governamentais de residência e de despacho em Brasília. É autor também do projeto do conjunto Ibirapuera e do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Inaugurado em 1996, o prédio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em forma de disco voador, à beira da baía de Guanabara, é outra obra do arquiteto já reconhecida no país e no exterior.
Para o arquiteto Italo Campofiorito, que assina texto sobre a exposição, Niemeyer tem uma linguagem pessoal inconfundível, "cuja sintaxe foi estruturada pela leveza arquitetônica, pelos grandes vãos e pela forma/estrutura, onde se integram estabilidade e estética".

Exposição: Oscar Niemeyer: a Arquitetura e a Vida
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, tel. 021/620-2400)
Quando: até 18 de janeiro (de terça a domingo, das 11h às 19h, sábado, das 13h às 21h, o MAC não funcionará em 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro)
Quanto: R$ 2 e R$ 1 (estudantes com carteira), entrada grátis aos sábados e para crianças até 7 anos e adultos acima de 65

Texto Anterior: Doors têm imagem de primeira e som de segunda
Próximo Texto: Cardápio de shows é dos mais variados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.