São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doors têm imagem de primeira e som de segunda

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Musicalmente, The Doors era um grupo de segunda. Em termos de imagem, entretanto, era uma banda de primeira. Isso não é um problema. Não é de hoje que rock é pose, no melhor e no pior dos sentidos -no melhor, no caso deles.
Isso se comprova nas cerca de 4h30 de "The Doors Box Set", a caixa de quatro CDs lançada 31 anos após o primeiro disco do grupo- e 26 anos depois da morte do líder Jim Morrison.
Com muito material inédito (versões ao vivo e demos dos primórdios da banda, ainda sem o guitarrista Robby Krieger), a caixa é obrigatória para os fãs de Morrison, mas por vezes entediante para quem não venera o "rei lagarto".
A irrelevância da carreira dos sobreviventes dos Doors -Krieger, Ray Manzarek (teclado) e John Densmore (bateria)- dá uma medida de quanto da força do grupo dependia do carisma de Morrison.
E, se não fosse o libreto que acompanha a caixa, quem saberia que Densmore se inspirou na bossa nova para criar a batida do sucesso "Break on Through"?
A preciosidade da caixa, a música inédita "Orange County Suite" -uma gravação de voz e piano de Morrison acrescida agora de outros instrumentos-, faz "Free as a Bird", o similar beatle, parecer a quintessência do pop.
Além disso, nem sempre a qualidade de som é boa. Com as excepcionais evoluções técnicas nos últimos anos, dá para imaginar o estado original de "Five to One".
É bem verdade que a importância da faixa não é musical. É histórica. Registra o show de 1969 em Miami em que Morrison deixou o palco arrastado pela polícia.
E isso resume o caso. The Doors virou história. A despeito de alguns momentos de brilho intenso, a maioria das músicas do grupo é datada e envelheceu. Para quem não fez fondue dos próprios miolos com ácido nos anos 60/70, ouvir os 16 minutos e 39 segundos de "Rock Is Dead" de cara limpa é tarefa ingrata. Não é a única. A base blues do grupo adquiriu um bolor psicodélico difícil de digerir.
O que permanece atual e reluzente nos Doors é a postura rock'n'roll de Morrison (desmesuradamente rebelde e sexual), revivida posteriormente por outros ícones pop -Kurt Cobain, incluso. E pelo andar da carruagem isso não vai envelhecer tão cedo.

Disco: The Doors Box Set
Artista: The Doors
Lançamento: WEA (importada)
Quanto: R$ 80, em média

Texto Anterior: Fusão está na estrutura
Próximo Texto: Aos 90, Niemeyer é tema de exposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.