São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Rachel Magalhães examina a leveza Obras estão expostas na galeria São Paulo FERNANDO OLIVA
Para atingir seu objetivo e "desaparecer" com o suporte das obras, Rachel escolheu um tecido tão frágil quanto o papel de seda. Rachel afirma que não queria o desenho "sobre" o suporte, mas sim "como uma coisa no espaço real". Para tanto, precisava "colocar o material dentro da trama do tecido". Já a organza, translúcida, e as molduras de acrílico, transparentes, permitem que a luz atravesse por trás da obra e servem perfeitamente. "Eu pretendo realçar a suspensão, quero que os desenhos sejam aéreos." Na verdade, ela não desenha, não pinta nem tinge sobre o tecido. Muito mais rústico, a obra acontece por esfregamento e impregnação, espécie de impressão direta na tela de organza. "Sendo tão primitivo, o processo permitiu que eu fizesse esses desenhos com mais desprendimento", afirma. Assim como os elementos usados para desenhar, o objeto das obras também estava próximo -de fato, no próprio quintal da artista. Ela, que mora numa chácara, produziu ao ar livre desenhos de observação direta de pedras, troncos e flores. "Não fui buscar nada longe, estava tudo a mão", diz. Rachel, na tentativa de transformá-las em elementos etéreos, acabou conferindo às telas uma sensação de fragilidade. Após ver seus desenhos, tem-se a certeza que qualquer outro suporte, que não a suave trama da organza, poderia facilmente interromper o fluxo e agredir suas quebradiças construções. Exposição: Rachel Magalhães (desenhos) Quando: hoje, a partir das 21h; seg a dom, 10h às 19h Onde: galeria São Paulo (r. Estados Unidos, 1.456, tel. 011/852-8855) Texto Anterior: Marsicano apresenta a "cítara brasileira" Próximo Texto: "Iama", a prostituição vista por Kuprin Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |