São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baratas mexicanas invadem Nova York em "Mutação"

MARCO CHIARETTI
DO UNIVERSO ONLINE

As baratas, esta obra de Deus que vai sobreviver à humanidade, costumavam ter uma só vantagem: não mordiam. No filme do mexicano Guillermo Del Toro, "Mutação", elas não só mordem, como cortam, picam e estraçalham. Não são mais aqueles bichos nojentos mas inofensivos, que voam por aí e assustam mocinhas. São más, inteligentes e andam pelos túneis do metrô de Nova York mimetizadas em humanos, que são também seu prato preferido.
Del Toro é um mexicano "muderno", desses para quem os Estados Unidos não são mais o mal a ser exorcizado. Ficou conhecido em 1994 com "Cronos", um filme de vampiros de boa crítica e pouco público.
"Mutação" é sua primeira experiência totalmente gringa. É um bom filme para quem gosta da mistura de horror e ficção científica e não gosta muito de pensar. É simples, fácil, tem um lado mau e um lado bom, os monstros são maus e os cientistas, embora incautos, bons. Não é "Alien", mas é melhor do que aqueles filmes-catástrofe de insetos que assustavam os EUA nos anos 40. Naquela época, a monstruosidade vinha da radiação da Bomba. No mundo de Dolly, vem da genética.
Mira Sorvino é a dra. Susan Tyler, jovem, bonita, corajosa, brilhante, especializada em baratas etc., que é convocada pelo dr. Peter Mann (Jeremy Northam), da saúde pública, também jovem, corajoso, bonito e um pouco menos genial, para combater, via engenharia genética, uma praga terrível que ameaça matar as crianças.
O vírus bíblico tem como hospedeiro justamente a barata. Não se consegue encontrar a vacina e os infantes agonizam nos hospitais. Tyler vem, vê e vence: cria uma antipraga biológica, a Geração Judas, esteriliza todos os espécimes e solta a super-barata nos esgotos da grande cidade. Seis meses depois, as crianças já não morrem e Tyler apaixonou-se por Mann. Como brinde, não há mais baratas.
Aí terminam os créditos e começa a história. Como era de se esperar, algo saiu errado e pessoas começam a sumir pelos esgotos. Tyler percebe que há algo esquisito e começa a procurar baratonas no metrô. Os túneis vão ficando cada vez mais profundos, escuros e abandonados. Del Toro não resiste: há algo de podre nos subterrâneos. Não é de bom tom contar quem ganha o round, mas uma coisa é certa: haverá continuação. Ou alguém acredita que seja possível acabar com "las cucarachas"?

Filme: Mutação
Produção: EUA, 1997
Direção: Guillermo Del Toro
Com: Mira Sorvino, Jeremy Northam, Alexander Goodman
Quando: a partir de hoje, nos cines Paulista 1, Iguatemi 1, Marabá e circuito

Texto Anterior: Livro fala do fetichismo na moda
Próximo Texto: Diretor é fascinado por insetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.