São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Sátira a Nixon foi vetada em 72

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A existência de um telefilme de Woody Allen completamente desconhecido foi revelada na semana passada pelo jornal "The New York Times".
"Men of Crisis: The Harvey Wallinger Story" (Homens de Crise: A História de Harvey Wallinger) foi rodado e estrelado por Allen em 1971, logo depois das filmagens de "Tudo o Que Você Sempre Quis Saber sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar".
"Men of Crisis" satirizava a administração Nixon um ano antes da explosão do escândalo de Watergate (1972), que levou o presidente à renúncia em agosto de 1974.
Woody Allen interpreta o papel principal, Harvey Willinger, um fictício conselheiro do presidente. A inspiração maior para o personagem teria sido o então todo-poderoso secretário de Estado, Henry Kissinger. O filme combina a comédia política de "Bananas" (1971) com a mistura de cenas ficcionais e documentais de "Zelig" (1983).
O telefilme seria originalmente levado ao ar por uma emissora de TV pública americana (WNET) em fevereiro de 1972, às vésperas do início da campanha de reeleição de Richard Nixon.
Considerado exageradamente político, "Men of Crisis" foi parar nas prateleiras da emissora. Não há qualquer referência a ele nos livros e filmografias correntes de Allen.
A crítica do "The New York Times", Caryn James, elogia o filme, frisando que ele lembra "como começou o deslumbrante e contínuo estabelecimento de Allen como um ícone cultural".
Parece difícil, contudo, que "Men of Crisis" finalmente ganhe a luz do dia. O tradicional produtor de Allen, Charles Joffe, disse duvidar que o cineasta libere sua exibição.
Próximo filme
Assim, lançado "Deconstructing Harry", o próximo Allen a chegar às telas deve ser mesmo "Celebrity" (Celebridade).
Como sempre, pouquíssimo se sabe sobre o filme, cuja produção começou em Nova York no final de agosto.
As especulações são de uma obra em preto-e-branco, fotografada pelo sueco Sven Nykvist.
Woody Allen não participaria do elenco, formado entre outros por Kenneth Branagh, Kim Basinger e Judy Davis.
(AL)

Texto Anterior: Diretor e Scorsese se encontram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.