São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teletransporte deve avançar, dizem físicos

DA REPORTAGEM LOCAL

A experiência de teletransporte anunciada ontem por cientistas da Universidade de Innsbruck, na Áustria, foi comentada por pesquisadores brasileiros. O teletransporte consiste na desintegração de um corpo para sua posterior reconstrução em outro local.
"O que houve nessa experiência foi transferência de informação. Ainda não houve transferência de matéria", disse o físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite, professor-emérito da Universidade Estadual de Campinas e membro do Conselho Editorial da Folha.
Segundo Cerqueira Leite, se os dados da experiência forem confirmados, poderá haver avanços importantes, como a transferência instantânea de informação.
"Apesar de ter sido realizada com um fóton, a experiência anunciada pelos físicos austríacos se baseia em uma teoria que prevê o mesmo procedimento para outras partículas, como elétrons", afirmou Vicente Pleitez, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista.

Texto Anterior: Saiba como emissões podem cair
Próximo Texto: Promoção de acusados de abuso é vetada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.