São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha Capixaba ganha novo espaço

JOSIMAR MELO

A cozinha brasileira, aleluia, ganhou mais um endereço em São Paulo. Desta vez é a cozinha do Espírito Santo, que tem como seu melhor representante na cidade o Badejo.
O novo restaurante fica em Pinheiros, chama-se Espírito Capixaba, fica num local bem despojado (que poderia estar na praia) e conta ainda com uma lojinha com artesanatos e produtos típicos do Estado.
Os pratos de assinatura da cozinha capixaba são a moqueca (o
cozido de peixes com tomates que, diferentemente da moqueca baiana, não leva dendê nem leite de coco), o bobó (creme de mandioca) de camarão, e uma torta de frutos do mar. São produzidos sob a supervisão de quatro sócios, entre os quais dois nascidos no Espírito Santo, e um em Minas Gerais -dono também do restaurante Consulado Mineiro.
No Espírito Capixaba estes pratos chegam à mesa em níveis distintos de qualidade. Experimentados recentemente, a moquequinha de siri, servida como entrada, estava salgada como o mar; já a moqueca tinha um gostoso toque: banana-da-terra e abóbora cozidos junto com o peixe, mas tudo servido num caldo bem ralo.
Os peixes fritos têm seu sabor delicado mascarado por um tempero de alho, pouco conveniente. O bobó de camarão, por seu lado, arranca elogios; tanto quanto uma entrada simples, mas que mal feita por ficar dura e insossa: a lula em anéis, servida empanada, macia e saborosa. Mas foi uma falsa antevisão de sabores que não vieram no mesmo nível depois.

ESPÍRITO CAPIXABA - r. Francisco Leitão, 57, Pinheiros, tel. 853-4396. Seg. a sex.: 12h às 15h e 19h à 1h. Sáb.: 12h à 1h. Dom,: 12h às 18h. CC: D e M. T: todos. Estac. c/ manob. (R$ 2). Prato principal: moqueca mista (R$ 27 p/ duas pessoas). $$

Texto Anterior: O Melhor da Semana
Próximo Texto: Limone estréia novo cardápio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.