São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro condecora ex-guerrilheiro

'Bobagens, todos podemos ter cometido'

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Bobagens, todos podemos ter cometido. Mas temos sempre que pensar adiante, não viver do passado". Com essa declaração e posando para fotos entre sorrisos, o ministro da Marinha, almirante Mauro César Pereira, encerrou ontem o que ele mesmo chamou de "novidade": a condecoração de três parlamentares de esquerda, antigos críticos ferrenhos do governo militar.
O deputado José Genoino (PT-SP), 51, ex-guerrilheiro do Araguaia e preso político durante cinco anos, foi o primeiro a ser condecorado com a medalha do Mérito Tamandaré por "relevantes serviços prestados ao fortalecimento da Marinha" no Congresso.
Logo depois, visivelmente emocionada, foi a vez da deputada Sandra Starling (PT-MG), 53. Antiga militante de organizações clandestinas, cassada pelo governo militar em 64, na hora em que recebeu a comenda a deputada lembrou-se do irmão, que é marinheiro.
O último dos três esquerdistas condecorados foi o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), 41. O ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na década de 70 manteve-se sisudo todo o tempo. Respondeu a homenagem do ministro com um forte aperto de mão. "Não foi emoção, foi uma coisa diferente."
A Marinha foi a primeira das três Forças a condecorar parlamentares de esquerda.

Texto Anterior: Pefelistas de SP trocam acusações
Próximo Texto: TJ susta inquérito criminal contra Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.