São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é 1º em mortes por armas

ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil ostenta o título de campeão mundial de homicídios e mortes acidentais com armas de fogo, segundo estatísticas da ONU.
Por ano, são 26 homicídios cometidos com armas de fogo para cada 100 mil habitantes. No caso das mortes acidentais, acontece, anualmente, uma para cada 133 mil pessoas.
Para Luiz Flávio Gomes, que na terceira conferência sobre armas de fogo traçou um quadro da criminalidade no país, são dois os fatores da violência: a inexperiência do Poder Público em lidar com a violência e a impunidade.
"No Brasil, apenas 1% dos crimes violentos contra a vida acaba em condenações efetivas. Isso deve-se à falta de estrutura da polícia, do Ministério Público e do Judiciário e, também, às leis desatualizadas e ao medo das pessoas em testemunhar", afirma.
Ele citou a campanha de desarmamento criada pela OAB-SP (seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil) e pelos estudantes como uma forma eficiente de mostrar que as armas só produzem violência e não protegem quem as usa.
Clóvis da Silva Monteiro, delegado da Polícia Federal e chefe do Sinarm (Sistema Nacional de Armas), informa que já existe um controle de todas as armas que saem do estoque das fábricas, assim como um cadastro de todos os clientes desses fabricantes no mercado interno e externo.
Esse controle informatizado começou em novembro.

Texto Anterior: Desobedecer norma gera sanção
Próximo Texto: Um novo projeto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.