São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um novo projeto

RUBENS APPROBATO MACHADO

A advocacia paulista, em 1997, viveu uma histórica luta democrática, em uma eleição na qual cinco chapas disputaram o comando da OAB-SP. Os advogados puderam optar livremente entre programas amplamente postos em discussão.
Resultou desse renhido pleito a vitória da chapa "Approbato - Ação 2000", mercê da inovação de suas propostas, estruturadas em um programa de metas. O objetivo fundamental é valorizar e aprimorar o exercício profissional, bem como restaurar o conceito da entidade, fazendo-a reassumir seu histórico papel de líder dos movimentos institucionais de relevantes interesses sociais.
O projeto tem por missão tornar a advocacia indissociada do exercício da cidadania, única forma de fazer com que os direitos fundamentais se concretizem.
Esses objetivos serão alcançados percorrendo alguns caminhos, expostos no projeto.
1) A valorização da profissão, que partirá do resultado de uma ampla pesquisa para saber o que a sociedade espera do advogado e quais os anseios deste; uma campanha de esclarecimento público a respeito da profissão e da necessidade do advogado para concretizar a cidadania; a intransigente defesa da advocacia e do advogado.
2) Aprimoramento profissional, mediante a implantação de uma escola de advocacia regionalizada em todo o Estado, criando e incentivando cursos modulares temáticos de novos ramos do direito.
3) Apoio ao jovem advogado, abrindo a ele a oportunidade de uma permanente participação na ordem, por meio de reuniões, debates e simpósios, e estimulando a elaboração de trabalhos que serão publicados no "Jornal do Advogado" e na "Revista da OAB". Faremos, assim, surgirem novas lideranças na classe.
4) Integração da OAB com as faculdades de direito e com as empresas para a formação de advogados capazes de serem absorvidos no mercado de trabalho, passando pela modernização e eficiência dos currículos escolares.
5) Cultura, com permanentes debates sobre temas jurídicos nacionais e internacionais.
6) Ampla reforma administrativa da entidade, para que se faça uma eficiente administração integrada da seccional com as subseções, procedendo-se a adequada desconcentração de poderes.
7) Assistência ao advogado, introduzindo um amplo sistema de atendimento médico e estudos para implementar assistência previdenciária e aposentadoria complementares, além de marcante presença na área de esportes e lazer.
8) Retorno da OAB à condição de líder da luta pelas grandes causas de interesse geral, não permitindo torná-la caudatária de movimentos menores ou sectários.
9) Modernização e dinamização das comissões, pondo-as a serviço do interesse social, a começar pelo atendimento consultivo ao carente. Conscientização da defesa dos legítimos direitos do ser humano.
Esses compromissos serão postos em prática ao longo do triênio. Isso permitirá que se restaure o conceito de dignidade da OAB e da profissão e que se possa dizer com orgulho: "Eu sou um advogado".

Texto Anterior: Brasil é 1º em mortes por armas
Próximo Texto: 80, 60 e 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.