São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Los Angeles..." é favorito ao Oscar 98

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O policial "Los Angeles, Cidade Proibida", de Curtis Hanson, em cartaz em São Paulo, tornou-se favorito ao próximo Oscar ao vencer nesta semana a dois dos principais prêmios anuais da crítica norte-americana.
O pastiche "noir" estrelado por Kevin Spacey, Guy Pearce e Russel Crowe, no papel de policiais rivais na Los Angeles dos anos 50, foi escolhido como o melhor filme de 1997 tanto pelo influente New York Film Critics Circle (NYFCC) quanto pelo secundário National Board of Review (NBR).
Curtis Hanson, que realizara antes "A Mão Que Balança o Berço" (1992) e "O Rio Selvagem" (1994), entre outros, foi eleito ainda o melhor diretor por ambas associações. O NYFCC concedeu-lhe ainda o prêmio de melhor roteiro, co-assinado por Brian Helgeland, adaptando o romance homônimo de Elmore Leonard.
As premiações coincidem ao minimizar o impacto das grandes produções do ano, como "Amistad", de Steven Spielberg, "Kundun", de Martin Scorsese, "The Rainmaker", de Francis Coppola, "Titanic", de James Cameron e "Jackie Brown", de Quentin Tarantino. Os prêmios da crítica nem sempre coincidem com os critérios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mas são fortes indicadores de tendência.
Outros termômetros de peso são as escolhas, ainda não anunciadas, da Los Angeles Film Critics Association e da National Society of Film Critics, além das indicações para o Golden Globe, concedido pela imprensa internacional sediada em Los Angeles.
Também indicativo da quebra das expectativas frente às grandes "máquinas" foi a pulverização dos prêmios secundários. A NYFCC escolheu Peter Fonda ("Ulee's Gold") e Julie Christie ("Afterglow") como os melhores ator e atriz, enquanto o NBR preferiu Jack Nicholson ("As Good As It Gets") e Helena Bonham Carter ("The Wings of the Dove").
"Kundun" levou um solitário prêmio de melhor fotografia (Roger Deakins) do NYFCC. O NBR nem sequer o incluiu entre os dez melhores do ano. A lista encabeçada por "Los Angeles" inclui ainda "As Good as It Gets", "The Wings of the Dove", "Good Will Hunting", "Titanic", "O Doce Amanhã", "Boogie Nights", "The Full Monty", "The Rainmaker" e "Jackie Brown".
A única outra coincidência das listas divulgadas é o prêmio de melhor documentário para "Fast, Cheap and Out of Control", de Errol Morris. O filme enfoca quatro "outsiders" que ganham a vida no trato de animais: um domador de feras, um construtor de robôs, um especialista em ratos e um jardineiro especializado em "esculpir" bichos.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: SBT faz mudanças no programa 'Márcia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.