São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas de novos voltam a cair

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de apartamentos novos na cidade de São Paulo voltou a cair em outubro, mantendo o desempenho do mês de setembro.
A velocidade de vendas registrada foi de 6,8%, segundo levantamento do Datafolha (confira o quadro abaixo).
Esse cenário ainda não retrata a situação do mercado imobiliário após a alta dos juros e dos pacotes econômicos lançados pelo governo para preservar o Plano Real.
Se a expectativa do setor se confirmar, o mês de novembro também deverá apresentar queda na velocidade de vendas, completando três meses consecutivos de baixa. Isso porque os compradores têm se mostrado cautelosos na hora de fechar negócios.
A maior queda comparativa, no entanto, foi apresentada em setembro, quando a velocidade registrada foi de 7%, enquanto em agosto o índice tinha sido de 10,3% -um dos mais altos do ano.
Apenas em janeiro e março -que, segundo especialistas, é o melhor mês para o setor- foram registradas velocidades de venda mais altas, de 10,7% e 10,8%, respectivamente.
Diferentemente de setembro, quando os apartamentos de um dormitório tiveram bom desempenho nas vendas (31,4%), outubro foi bom para os de três e dois dormitórios -tipos que lideram os negócios fechados.
Pinheiros, na zona sudoeste de São Paulo, que foi o destaque de outubro, com 74 unidades vendidas, registrou velocidade de 8,4%, com 472 unidades ofertadas.
Mas foi Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, que teve o maior número de ofertas (852).
Regiões
A zona leste de São Paulo foi a região que apresentou o melhor desempenho da cidade. A velocidade de vendas ficou em 14,8%, com destaque para Cidade Líder, que teve 40 ofertas e 34 comercializações (85%).
Fazem parte da zona leste os bairros Cangaíba, Cidade Líder, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Jardim Helena, Parque do Carmo, Penha, Ponte Rasa, Vila Jacuí e Vila Matilde.
O Centro, que engloba bairros como Bela Vista, Brás, Cambuci, Consolação e Liberdade, registrou a menor velocidade de vendas (3,9%) em outubro. A região comercializou 42 unidades das 1.069 ofertas. A zona sul ficou um pouco atrás, com velocidade de 4,7%.

Texto Anterior: Setor tem melhor resultado da década
Próximo Texto: Internet dará acesso a registro de imóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.