São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colégio se adapta às exigências

MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Investimentos em infra-estrutura, materiais e equipamentos, ao lado da melhora da qualidade de ensino, foram algumas das estratégias usadas pelas escolas nos últimos anos para se adequar ao novo padrão de exigência dos pais.
"Trocamos as carteiras, estamos instalando ar-condicionado e até mudamos a marca do papel higiênico e do papel toalha", diz Mauro de Salles Aguiar diretor pedagógico do colégio Bandeirantes.
Afinal, como diz Aguiar, os pais estão mais críticos, questionando a relação custo-benefício e valorizando, cada vez mais, a qualidade.
As escolas estão buscando alternativas para manter seus alunos e atrair novos. Entre os "produtos" oferecidos estão cursos de línguas no currículo regular, diversificação nas modalidades de educação física e melhoria dos laboratórios.
Para tanto, as escolas estão tentando racionalizar as despesas a fim de evitar aumentos excessivos.
Paralelamente às mudanças, que, por vezes, chegam aos detalhes, as escolas também investem na melhoria do relacionamento com as famílias.
"O fundamental é trazer o pai para dentro da escola, para que ele se torne um parceiro. Existem pais que não conhecem a escola do filho", diz Myriam Tricate, diretora do colégio Magno.
Esse trabalho pode ser feito tanto por meio das tradicionais reuniões de pais e mestres quanto de campanhas de conscientização, como as de combate às drogas e de educação sexual.
(MA)

Texto Anterior: Pai chegou ao limite de gasto escolar
Próximo Texto: Ensino é aprovado por maioria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.